TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização e Lingüística

Por:   •  7/4/2018  •  Artigo  •  5.016 Palavras (21 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 21

UCAM-UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRODUÇÃO DE TEXTO

                

MANHUAÇU-MG

2012

UCAM-UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRODUÇÃO DE TEXTO

Artigo Científico apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

MANHUAÇU-MG

2012

3

UCAM-UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRODUÇÃO DE TEXTO

         

RESUMO

Este estudo baseia-se em teorias e técnicas que pode desenvolver competências essenciais para a comunicação. Em outros termos, não basta a técnica de escrever segundo os padrões formais, é necessário perceber que um sistema de escrita cumpre, numa sociedade, inúmeras funções, daí a produção e a circulação de tantos textos com diferentes formas. O objetivo desta pesquisa é levar os alunos a produzir textos de uma forma prazerosa, criativa e construtiva lendo os mais variados textos que circulam nesta era de globalização. Desenvolver nos alunos a capacidade de transitar pelo mundo da escrita, como leitores e produtores de textos é uma das várias atribuições da escola.  A Língua Portuguesa na Educação Fundamental deve desenvolver e aperfeiçoar competências comunicativas, tornando o aluno um leitor competente dos mais variados tipos de textos, para que este se torne um produtor de textos orais e escritos adequados à situação e ao contexto. A importância do hábito da leitura está relacionado diretamente à uma boa produção textual, onde o aluno pode sensibilizar-se pelo ato de ler, de compreender, de interpretar, sendo capaz de criticar, de ser um cidadão pleno, através daquilo que a leitura possibilita, ou seja, o entendimento do mundo que o cerca, o esclarecimento dos sentimentos, a resolução de problemas e a elaboração de planos.

PALAVRAS – CHAVE: Escrita. Aprendizagem. Criatividade.

Introdução

        Escrever um texto é para muitos estudantes uma das tarefas mais ingratas. Poucos são os alunos que têm familiaridade com o assunto e, apesar do avanço, escrever bem ainda é cobrado de forma muito tímida nas escolas. O resultado acaba aparecendo nos vestibulares, onde a redação é cada vez mais importante na hora de se calcular a nota do aluno. Este trabalho visa despertar uma nova atitude dos professores diante das dificuldades observadas nos alunos em produzir textos e também as dificuldades em corrigir uma produção de textos, pois, muitas vezes enxergamos o “porque” dos “erros” e não sabemos como eliminá-los, uma vez que muitos se preocupam apenas em detectar os erros gramaticais dos alunos.

_________________________

¹.

                                                                                                                                                                 4

        A idéia de ensinar os alunos a refazer seus textos não é apenas limpá-los dos erros gramaticais, mas reescrever passagens e acertar o encadeamento das idéias. Na verdade, é preciso entender que muitas vezes os alunos escrevem como falam e, mais importante que diagnosticar os defeitos, é transformar o ato de escrever e corrigir em um exercício prazeroso, pois o mundo da linguagem é o mundo dos textos.                                                                                                                         Capacitar os alunos para escrever textos coerentes e coesos torna-se uma tarefa muito difícil quando fora do convívio com textos verdadeiros, com leitores e escritores verdadeiros, e com situações de comunicação que os tornem necessários. A leitura é a base de toda produção textual, ela solidifica o estilo, amplia o conhecimento, muda comportamentos e ajuda na articulação linguística. Pois fora da escola escrevem-se textos dirigidos à interlocutores de fato. Todo texto pertence a um determinado gênero, com uma forma própria que se pode aprender.                                                                                                                           O objetivo principal deste trabalho é entender que a variedade textual existente dentro e fora da escola pode e deve estar a serviço da expansão do conhecimento letrado do aluno. Para isso, o professor precisa propiciar ao aprendiz um conhecimento prévio, mostrando a ele que determinados recursos e estratégias funcionam adequadamente na fala cotidiana, mas na escrita pode prejudicar a comunicação.                                                                                                                       A maior importância é saber que na escola, os conteúdos de produção de prática de texto devem se pautar nas competências e habilidades relacionadas aos fatores pragmáticos e semânticos. Um bom texto precisa ter coerência e coesão. Não existe nada pior que ler um texto desorganizado, sem continuidade, sem argumentação, principalmente repetitivo.  

        

Desenvolvimento

A produção de texto relaciona-se aos conteúdos e capacidades que nos possibilitam cumprir funções específicas ligadas à escrita de textos em várias situações no cotidiano.  

                                                                                                                                         

                                                                                                                                                    5

  Apesar da melhoria, o nível médio dos textos ainda é sofrível. Para piorar a vida dos que não gostam de escrever, a cobrança não acaba nos vestibulares. Escrever faz parte do cotidiano de qualquer empresa, e hoje, com a Internet, se tornou imprescindível saber se expressar de forma clara, correta e com precisão.          Nós, professores, não estamos conseguindo ler a essência, a avidez, o medo, a curiosidade que existem nas entrelinhas e cada pessoa bem ali na nossa frente, formando a nossa classe. Enquanto se cumpre o horário pesado e cumpridor de deveres e contam-se minuciosamente faltas, presenças e fugas e se enchem páginas e páginas de discursos, muitos textos internos estão acontecendo.                 Para compreender melhor o  trabalho de produção de texto é necessário o diálogo. Com a comunicação em dia, o plano de ação pode ser executado. E para ensinar algo a alguém é preciso saber quem é esse alguém e o que ele sabe. Essa é mais uma verdade que deve ganhar espaço na escola.                                                   A movimentação para escrever não significa apenas uma parte introdutória dentro de um projeto de produção de textos na sala de aula. É um movimento que desperta o ser humano que está em nós e nos coloca em um universo completamente cheio de fantasias.                                                                                           Produzir textos implica diferentes capacidades: definir para que se escreve e para quem se escreve; planejar  a escrita relacionando-a às intenções e ao tema proposto. É preciso organizar o texto conforme o gênero textual escolhido (carta, bilhete, conto, lista, etc); usar as convenções da escrita para tornar o texto legível para o leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com