TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Composição do Poema

Por:   •  30/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Aluna Thainá Cravo de Oliveira                                    Matrícula 121.030

Professora Lucia Sano                                                     Introdução aos Estudos Clássicos

Período Vespertino                                                           1°SEM/2017

Atividade de Recuperação de Nota

Discorra sobre a composição do poema Eneida, de Virgílio, levando em consideração também o contexto histórico do autor.

      Para começar uma reflexão sobre a epopeia Eneida de Virgílio, primeiramente é preciso conhecer o contexto histórico do autor e o significado de epopeia.

      A respeito da circunstância é preciso lembrar que a obra foi escrita em um período de mudanças políticas em Roma, pois Júlio Cesar estava dando lugar a Otávio Augusto e provavelmente era o momento de glorificar essa cidade como um Império e de buscar a identidade de um povo a partir de um olhar mítico. A epopeia tem a capacidade de trazer esse conceito de grandes heróis para a formação de Roma.

      Fica, então, nesse momento, imprescindível conceituar epopeia para uma melhor compreensão da obra. Esse tipo de poema tem um longo comprimento que tem o objetivo de narrar passagens heroicas tendo um certo padrão a se seguir, ou seja, relatar guerras e estar em 3ª pessoa.

      Também é preciso lembrar que existe uma diferença na forma de propagação entre a Eneida e os poemas homéricos Ilíada e Odisséia, pois apesar do primeiro parecer uma mimese de Homero, ela possui uma característica muito peculiar, que é o fato de ser uma obra escrita, enquanto que as anteriores eram narrativas cantadas.

      Esse primeiro trecho de apoio que, faz referência a uma tradução  de Eneida feita pelo escritor Carlos Alberto Nunes, mostra bem claro o caminho percorrido pelo "herói" Eneias. As aspas servem para reforçar a comparação entre esse herói aos grandes heróis gregos, pois é possível perceber que ele não buscava glórias próprias (glamour), mas que estava sendo guiado pelo destino para realizar a história concedida a ele pelo deuses (uma missão), tanto que sua mãe, a deusa Vênus obriga-o a sair em fuga de Tróia, o que, na época, era inaceitável, por demonstrar uma certa covardia. Sua mãe lhe garante que não adiantava lutar, pois o destino de Tróia já estava traçado e caberia a ele levantar um novo Império em um novo lugar.

      Eneias foge, junto com sua esposa, filho e seu pai que já estava muito idoso, mas que era uma peça muito importante para a história, já que é ele quem iria guiar o filho para as novas terras. Sendo assim o pai era a razão e Eneias a força. Ao sair de Troia para a Itália torna-se o fundador de grandes cidades.

      No decorrer da história do herói vão aparecendo muitas semelhanças com os poemas homéricos, como por exemplo: Eneias também é perseguido pelas dificuldades colocadas pelos deuses, como se fosse uma forma de moldá-lo para se tornar mais resiliente. Perseguições essas feitas principalmente pelo deus Juno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com