TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de ficção científica

Por:   •  5/11/2017  •  Ensaio  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

A definição de ficção científica (FC) está longe de estar bem clara e resolvida. Isso ocorre porque as narrativas pertencentes a esse gênero apresentam características muito diversas: enredos centrados em tecnologia avançada e um futuro relativamente distante, alienígenas, humanos com capacidades e poderes além do natural, entre outros. Há quem considere a ficção científica como uma ramificação do fantástico, mas diferentemente deste, a FC não centraliza sua força no surgimento de um elemento perturbador na ordem natural e harmônica da realidade narrativa. A FC até apresenta o elemento insólito em suas construções, mas o que vem depois disso é que interessa a esse tipo de narrativa.

Não obstante a dificuldade de definir tal gênero, é possível observar que todas as narrativas de ficção científica apresentam dois traços em comum: 1 – a presença de um elemento insólito, perturbador, que provoca estranhamento ora na personagem, ora no leitor, ou em ambos, simultaneamente; e 2 – a preocupação com o futuro do homem.

O que será da humanidade no próximo século? Na próxima década? Na virada do milênio? O mundo ainda será um lugar habitável aos humanos? Estamos aptos (como seres humanos) a sobreviver ao futuro? Seremos capazes de evoluir biológica, social e moralmente? Sobreviveremos ou seremos extintos? Essas perguntas parecem ecoar das páginas de toda narrativa de ficção científica.

Hereditariamente, a ficção científica está ligada ao romance oitocentista Frankenstein, de Mary Shelley e às obras narrativas de Jules Verne. Entretanto, a autora e o autor ainda não podem ser inseridos, teoricamente, no gênero FC pelo modo como ele aborda o futuro. A ciência como modo de saber da humanidade é explorada com estranhamento e curiosidade. Diferente da distopia, que enfatiza um lugar caótico e um sistema opressor como consequência da atuação do ser humano no mundo, a ficção científica não chega a trazer respostas, antes permanece nas perguntas sobre o futuro da humanidade decorrente de sua própria ação. O distanciamento temporal privilegiado pela FC possibilita, de maneira didática, uma reflexão como espécie de moral.

Como lidar com o outro, com a morte, com o estrangeiro, com a possibilidade de existência de vidas em outros planetas, com a inteligência humana e a finitude do corpo físico são preocupações constantes nas páginas produzidas pela FC e poderemos explorá-las nos contos disponíveis na obra Histórias de ficção científica. Algumas foram escritas no século XIX, outras no início e no final do século XX, porém são muito atuais por seus temas e pela viva angústia provocada pela necessidade de garantir a sobrevivência da espécie humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com