TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação profissional do século XXI

Por:   •  8/5/2018  •  Dissertação  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI:

DESAFIOS E DILEMAS

Várias mudanças estão ocorrendo com o início do século XXI, em um mundo globalizado que se obtém informações rápidas em todas as camadas da sociedade. E a tecnologia que avança cada dia mais, traz informações e facilita a comunicação e o conhecimento. Assim, houve mudanças no setor do trabalho, em que para ser um profissional reconhecido é necessário ser competente e dinâmico, adaptando-se às mudanças freqüentes e não apenas possuir um diploma. Com as novas tecnologias, novas máquinas substituirão os serviços braçais e será valorizado o profissional inovador que desenvolver potenciais criativos e empreendedores.

        A educação do futuro deverá estar voltada para a uma estrutura de educação básica e polivalente que investe na cultura geral, no caráter profissional e na responsabilidade social. Neste contexto, o objetivo aqui é refletir sobre a formação do bibliotecário do século XXI.

Nesta sociedade em que o conhecimento é fundamental, a pessoa humana é o centro, já que é por meio da pessoa que o conhecimento irá se manifestar, ou seja, será criado, aperfeiçoado, aplicado, ensinado dentre outras inúmeras formas. Por isso preparar a pessoa para atuar neste novo contexto é um grande desafio. Diante desse quadro, a educação surge como uma premissa para se construir uma humanidade com ideais de paz, de liberdade e de justiça social, conduzindo a um desenvolvimento humano mais igualitário, sem injustiças e opressões.

Sendo assim, a Unesco, institui os quatro pilares de um novo tipo de educação, sendo: aprender a viver, considerado um dos mais importantes em que ressalta a importância das relações, aprender a viver conjuntamente; aprender a conhecer, que se fundamenta no prazer de conhecer, de compreender e de descobrir; aprender a fazer que associa a técnica com a aplicação de conhecimentos teóricos; e aprender a ser que está relacionado às aptidões do ser humano, onde cada um precisa se conhecer e se compreender melhor.

A educação do século XXI deverá ser voltada também para a formação do cidadão, da pessoa em si e não somente para a formação profissional. A pedido da Unesco foi elaborado por “Morin”, um texto que propõe reflexões sobre a melhoria da educação no próximo século: a primeira questão, diz que é necessário introduzir e desenvolver na educação o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos. A segunda questão, fala sobre o “conhecimento pertinente”, que deve estar voltado para aprender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto. A terceira reflexão está voltada para a condição humana e seu posicionamento. A quarta reflexão enfatiza uma educação comprometida em ensinar a valorização da identidade e consciência da pessoa humana. Na quinta, a educação deve ensinar estratégias de como lidar com a incerteza. Na sexta, afirma que a educação deve ensinar a compreensão mútua. E por fim, menciona a ética desenvolvida para a solidariedade e a compreensão do gênero humano. A educação deverá preparar as pessoas por meio dos princípios éticos, de compreensão e de solidariedade para lidar com as mudanças e as diversidades tecnológicas, econômicas e culturais. Para tanto, a universidade deverá enfocar o desenvolvimento pessoal, assim como a preparação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com