TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A música digital e os celulares: novas formas de comercialização de música no século XXI.

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA DE PESQUISA

CLEBER CLAY DA SILVA FERREIRA

2º PERÍODO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

PROFESSOR CARLOS PERES DE FIGUEIREDO SOBRINHO

EXERCÍCIOS

1 - Quais são as palavras-chave do texto?

Convergência digital

 Mundo tecnológico

 Espaço digital

 Internet

 Integração de tecnologias

 Poder de processamento

 Rede

 Comunidades virtuais

 Prosumidor

2 - Faça uma análise do texto.

Convergência digital significa a migração de várias funções para um único dispositivo, integrando as indústrias de comunicação, entretenimento e computação, um bom exemplo é o smartphone, que além de gerar e receber ligações permite também mensagens instantâneas, email, visualização de filmes, filmagem, videoconferência entre outras.

3 - Apresente uma síntese do texto.

Convergência digital: mídias integradas

Em 1984, o escritor Willian Gibson publicou o livro “Neuroramancer” que descreve um mundo tecnológico onde as pessoas estão inseridas. Esse “espaço digital” chamado internet vem crescendo muito rápido no decorrer dos anos superando outros meios de comunicação e a tendência é que isso cresça ainda mais.

Aspectos técnicos:

A convergência digital é a integração de tecnologias e serviços diversos em um único dispositivo entre diversas plataformas através da linguagem binária que é comum a todos os aparelhos.

Para ter uma largura de banda suficiente para trafegar dados (serviços e informações) são usadas atualmente redes de fibra óptica, também foram criados protocolos, que são regras estabelecidas através de software (programas) ou hardware (equipamentos) para a comunicação entre diversos aparelhos.

Com o avanço no poder de processamento e a criação dos microchips os dispositivos tornaram-se portáteis atraindo atenção maior do consumidor.

Aspectos econômicos:

A convergência digital cria um novo paradigma na área econômica, a compra e venda de vídeos, musicas e livros digitais, por exemplo, é facilitada quando se tem um dispositivo conectado à internet, nisso surge um novo conceito de marketing.

Apesar desse aumento, a convergência não atinge todas as classes sociais, estima-se apenas que cerca de 2 a 5% dos brasileiros já tenham acesso ela.

Aspectos sociais

Arno Penzias (premio Nobel em física 1978) afirma que “a internet ignora três conceitos básicos da física: o tempo, a massa e o espaço”. As pessoas ficam cada vez mais impacientes, buscando informações cada vez mais em menor tempo possível, criando assim comunidades virtuais.

Por fim...

A convergência digital não traz somente bons frutos, seu impacto na vida das pessoas depende de como cada um se comporta com essa evolução e temos certeza que ela é uma ferramenta de suma importância nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com