TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

COLEGIADO DE LETRAS

DANDARA SANTOS XAVIER

FICHAMENTO

INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA:

1.Objetos teóricos

Fichamento apresentado ao curso de graduação em letras da Faculdade AGES como um dos pré- requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de linguística tendo como orientadora Prof. Ivanete Cerqueira.

Paripiranga

Abril-2014

FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística: 1. Objetos teóricos. 4.ed..São Paulo: contexto, 2005.

Dandara Santos Xavier¹

José Luiz Fiorin (Birigui20 de fevereiro de 1942) é um renomado  professor e linguista  brasileiro.  É um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso, com centenas de publicações nessas áreas. A linguística busca exemplificar de modo prático e claro sua definição e seus meios de atuação dentro de um padrão literário. O livro “Introdução à linguística” tem como principal objetivo, passar de forma esclarecedora os princípios e formas de como deve ser a linguística, seu processo de formação e suas características, bem como as suas teorias que vem trazendo um conceito de como surgiu á ideia de linguística. Esta obra divide-se em dois tomo: no primeiro tomo trata-se da linguagem humana e das línguas, com fenômenos linguísticos, neles iremos encontrar as bases de teorias exemplificadas por Saussure, e Chomsky, as diferenças ente língua, linguagem e linguística, seus mais variados conceitos exemplificando ainda a linguística do ponto de vista descritivo e explicativo que se mostra como que as mudanças linguísticas geralmente têm sua origem na fala popular. Verificamos que com o passar do tempo, a origem da fala vai se transformando e se adaptando ao mundo moderno, ocorrendo então à mudança da linguagem. O segundo tomo, o autor mostra a análise da linguística, de modo que exemplifica o que é a fonética, a fonologia, a morfologia, a semântica e sintaxe e o discurso. Trata-se também da aquisição da linguagem e teoria fonológica e a variação linguística que é um conjunto de duas ou mais variantes. E essas variantes são diferentes formas linguísticas que veiculam um mesmo sentido. Existe ainda a variação fonética que são termos de mais de duas variantes numa mesma variável.

 1 - Linguagem, Língua e Linguística.

  1. Citação

“[...] a estrutura gramatical das línguas é uma e universal, e que, em consequência, as regras da gramática são independentes das línguas em que se realizam”. (p.12)

  1. Parecer

Neste capítulo o autor mostra as diferenças que existem entre, língua, linguagem e linguística, contribuindo assim para o primeiro ponto de partida da linguagem que é saber definir as suas subdivisões. Ele expressa que mesmo havendo variações de linguagem, a sua estrutura não muda ela é universal.

2 - A comunicação humana

2.1 Citação

“[...] a língua é fundamentalmente um instrumento de comunicação.” (p.21).

[1]

  1. Parecer

Todo o capítulo vem mostrando a importância da comunicação humana e sua relação com a língua que é fundamental para a interação com meio social por ser seu principal instrumento de comunicação, além de explicar as competências dada ao falante que este organizando os elementos linguísticos poderá formar a gramaticalidade, além de explicitar no decorrer do capítulo a linguagem universal, a gramática funcional que irá explicar o objetivo da comunicação eu é de transferir a mensagem a dois sujeitos: um emissor e um receptor.

3. Teoria dos signos

3.1 Citação

“[...] assim, as frases são signos, os textos são signos, qualquer produção humana dotada de sentido é um signo”. (p.60)

  1. Parecer

Para Saussure existem dois tipos e signo: o arbitrário e a linearidade. A arbitrariedade da relação significante e significado quer dizer que ela é convencional, ele atua fazendo diferença da arbitrariedade do signo, definindo como, o que é absolutamente arbitrário e o que é relativamente arbitrário. No ato de fala produzimos significação, não só quando produzimos os signos mínimos, mas também nas frases e textos os signos se expressam. No decorrer de todo o capítulo o autor demonstra a importância dos signos em meio a comunicação.

4- A língua como objeto da linguística.

4.1 Citação

“[...] como a língua também tem um caráter sistemático, esse fato se realiza em todo o sistema, por isso ele é imperativo.” (p.81)

  1. Parecer

A língua é usada como instrumento de comunicação, ela representa uma estrutura de pensamento que existiria independentemente da formação linguística e a comunicação. Na postura teórico-metodológica diante da língua fundamenta-se em dois princípios: o empirismo e a objetividade. O empirismo trabalha com dados verificáveis por meio da observação e a objetividade na avaliação da língua de forma independente, livre de preconceitos sociais ou culturais. Neste capítulo, o autor examina a língua como ela realmente é na sua essência.

5 - A competência linguística

5.1 Citação

“[...] Para que as sentenças se tornem aceitáveis, é necessário que sejam realizados sintaticamente tanto o argumento que satisfaz o papel de quem pretende quanto o argumento que satisfaz o papel de examinador.” (p.98)

  1. Parecer

Neste capítulo o autor investiga as relações entre léxico e sintaxe, a interpretação das expressões nominais, interrogativas, e a gramática gerativa. Para Chomsky a criança já nasce com sua capacidade intelectual inata e apenas molda de acordo com o contato com o meio durante a infância. Para ele o desempenho depende do comportamento linguístico que tem por seu resultado não apenas sua aquisição da linguagem, mas fatores determinantes como as atitudes de expressão com o qual o falante reproduz ainda mostram, que o desempenho depende de fatores como convenções sócias, crenças, mas ao mesmo tempo existem os fatores psicológicos e fisiológicos que se envolvem na produção do enunciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com