TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguística Discursiva

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Discursiva 1

Caro aluno, para responder a esta atividade, leia os capítulos de 1 a 3 do livro-texto. Aconselhamos que leia os textos disponibilizadas em materiais de apoio. As respostas devem ser individuais, elaboradas pelo próprio aluno, e expressar o seu entendimento acerca da questão formulada. Respostas copiadas parcial ou integralmente serão zeradas.

Considere os dois excertos abaixo:

1. "Palavras não são meras etiquetas vocais ou adjuntos comunicacionais sobrepostos a uma ordem já dada das coisas. São produtos coletivos da interação social, instrumentos essenciais pelos quais os seres humanos constituem e articulam o seu mundo. Esse ponto de vista da linguagem típico do século 20 influenciou o desenvolvimento de toda a gama das ciências humanas."

Roy Harris, Universidade de Oxford

http://revistalingua.com.br/textos/fixos/o-centenario-de-saussure-295989-1.asp

2. Há pesquisadores que pensam a língua enraizada em práticas e não uma coisa com vida própria fora e acima dos falantes.

A linguística sempre se pensou como uma ciência social. No entanto, hoje há reflexões mais alentadas sobre a questão do contato com suas apropriações, heterogeneidades, misturas, que dependem das práticas sociais. A língua é um fazer regulado tanto pelo contexto social como por um sistema subjacente. Mas, apesar de práticas muito diversas, temos comunidade linguística. Saussure vai dizer que a língua é a soma de conhecimentos internalizados por todos os falantes de uma dada comunidade. Há pontos de contato de conhecimento linguístico em sociedades mesmo muito desiguais. É ignorar a realidade dizer que não temos comunidade linguística no Brasil.

http://revistalingua.com.br/textos/96/os-caminhos-da-ciencia-da-lingua-298548-1.asp

Elabore um texto dissertativo coeso e coerente abordando os seguintes aspectos:

a. A abordagem linguística de que falam esses dois excertos. Justifique utilizando as noções de regulação social e sistema subjacente;

b. Considera um equívoco a ideia de uma língua corresponder a uma nação? E quanto a várias línguas, considerando a realidade multilíngue do Brasil?

Discursiva entregue 03/04/2016

Considerando os conceitos estudados por teóricos renomados como Saussure, Hjelmslev, Jakobson, Mathesius, entre outros, é inegável afirmar que a herança cultural de cada comunidade é a principal explicação para a variação linguística de cada região, como dito no Círculo de Praga, a língua e a cultura devem ser analisados juntas no estudo da linguística.

É pertinente afirmar que no Brasil temos muitas comunidades linguísticas, até mesmo de difícil compreensão dentro da mesma região. Considerando equivocada a ideia de uma língua corresponder a uma nação, um exemplo de realidade multilíngue no Brasil é a etimologia da palavra "mandioca", por exemplo: " um caminhão carregado de "aipim" que sai do Rio Grande do Sul com destino ao nordeste do país, ao passar por São Paulo este mesmo caminhão estará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com