TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MULHER ROMANTICA DE JOSE DE ALENCAR E A MULHER MODERNA DE CLARICE LISPECTOR

Artigo: A MULHER ROMANTICA DE JOSE DE ALENCAR E A MULHER MODERNA DE CLARICE LISPECTOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  7.721 Palavras (31 Páginas)  •  1.585 Visualizações

Página 1 de 31

RESUMO: Esta pesquisa é de evolução e tem como tema identificar a imagem da mulher dentro da sociedade do século XIX e do século XX. Para isso, analisa Jose de Alencar e Clarice Lispector. Os principais objetivos são distinguir as obras e verificar a correspondência com o período literário aos quais os autores fizeram parte, ou seja, o Romantismo e o Modernismo. Observa-se escreveram de acordo com os paradigmas da sociedade em relação ao tratamento dado a mulher.

Palavras-chave: Mulher, Modernismo, Romantismo.

INTRODUÇÃO

Justifica-se a pesquisa pelo contexto histórico, e apresentam diferentes paradigmas em relação ao papel da mulher na sociedade, assim como determinam as atividades e os sentimentos femininos. Além disso, este trabalho proporcionará um melhor entendimento sobre as duas escolas literárias: Romantismo e Modernismo, das quais os autores fizeram parte.

O valor de estudar Jose de Alencar e Clarice Lispector passa pelo enriquecimento e conhecimento cultural, pois cada escritor traz consigo experiência e visões diferentes em relação a literatura e a sociedade das quais fizeram parte. Sendo assim, pode-se á por meio da leitura dos autores aqui citados, compreenderam as diferenças nas relações sociais, onde um simples modo de pensar pode mudar a maneira de agir de uma mulher.

A escolha de Jose de Alencar e Clarice Lispector vem da grande complexidade que esses autores mostraram em suas obras.

Os objetivos da pesquisa e de cunho descritiva, pois mostrará como a mulher era tratada na sociedade a mais de um século.

As pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população (...). Entre as pesquisas descritivas, salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar a s características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc.(...). São incluídas neste grupo as pesquisas que tem como objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. ( Gil, 2010, p. 27).

Desta forma pretende-se colaborar com o fim das questões que tanto rodeiam as mentes dos que tem curiosidades em saber o papel da mulher na sociedade.

A Presente pesquisa apresenta como tema o estudo da mulher no Romantismo e no Modernismo, com o objetivo de identificar as diferenças de seu papel e comportamento dentro da sociedade do século XIX e do século XX em relação ao amor e as atividades sociais, baseando-se nessas duas escolas literárias, a partir da analise de Jose de Alencar, e Clarice Lispector.

Norteou a pesquisa a seguinte pergunta: Qual o papel da mulher na sociedade do século XIX e do século XX na visão de Jose de Alencar, e Clarice Lispector?

Como objetivos específicos estão: Identificar as características do romantismo e modernismo em forma de prosa e o estilo dos autores Jose de Alencar, e Clarice Lispector;

Observar uma aprendizagem menos cansativa despertando o interesse ao leitor na descoberta do lúdico dentro do contexto real e fictício, resultando na criação de cada historia e enfatizando o papel da mulher no romantismo ate os dias de hoje;Verificar o nível da participação da mulher nos eventos sociais e as barreiras por elas encontradas no século XIX e século XX.

Jose de Alencar vem sendo estudado por diversos pesquisadores. Ele esteve presente nas três fases desse período e mesmo tendo se tornado segundo Moisés (1984) um homem publico continuou ouvindo a sua voz interior e não deixou de escrever, assim se consagrou um romancista por vocação e não como autor que escreve de acordo com o seu tempo e por reflexo do meio em que vive.

Dessa forma Clarice Lispector também vem sendo estudada por acreditarem que existiu uma literatura A.C (antes de Clarice) e uma D.C( depois de Clarice).

Esses dois autores em tempo diferente escreveram sobre o universo da mulher.

Justifica-se esta pesquisa pelo contexto histórico, e apresentam diferentes paradigmas em relação ao papel da mulher na sociedade, assim como determinam as atividades e os sentimentos femininos. Além disso, este trabalho proporcionará um melhor entendimento sobre as duas escolas literárias: Romantismo e Modernismo, das quais os autores fizeram parte.

O valor de estudar Jose de Alencar e Clarice Lispector passa pelo enriquecimento e conhecimento cultural, pois cada escritor trás consigo experiência e visões diferentes em relação á literatura e á sociedade das quais fizeram parte. Sendo assim, pode-se á por meio da leitura dos autores aqui citados, compreenderam as diferenças nas relações sociais, onde um simples modo de pensar pode mudar a maneira de agir de uma mulher.

A escolha de Jose de Alencar e Clarice Lispector vem da grande complexidade que esses autores mostraram em suas obras.

Os objetivos da pesquisa e de cunho descritiva, pois mostrará como a mulher era tratada na sociedade a mais de um século.

As pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população (...).Entre as pesquisas descritivas , salientam-se aquelas que tem por objetivo estudar a s características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo , nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc.(...). São incluídas neste grupo as pesquisas que tem como objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. ( Gil, 2010, p. 27).

Desta forma pretende-se colaborar com o fim das questões que tanto rodeiam as mentes dos que tem curiosidades em saber o papel da mulher na sociedade.

A LITERATURA NO BRASIL A MULHER ROMÂNTICA DE JOSE DE ALENCAR E A MULHER MODERNA DE CLARICE LISPECTOR

Antes de se falar sobre a literatura no Brasil é necessário entender-se o que é literatura. Para Nicola ( 1996) pode ser considerada literatura qualquer arte escrita ou falada ,que expresse emoção e que contenha imaginação. Os textos literários contem formas mistas, diferenciadas que transmitem lembranças e associações com a realidade.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com