TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iracema De José Alencar

Artigos Científicos: Iracema De José Alencar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

Contexto Historico

A índia, filha de Araquém, chefe dos tabajaras,é uma sacerdotisa de Tupã,e,como tal, deve-se manter virgem.Quando conhece o branco Martim,apaixona-se por ele.O guerreiro branco é inspirado no português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do estado do Ceará.

Com esse romance, Alencar procura valorizar as origens do que se considera na época o povo brasileiro,a mistura dos portugueses com os indígenas.

Tema central

O romance conta, de forma quase poética, o amor de um branco, Martim Soares Moreno, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel e de cabelos mais negros que a asa da graúna e explica poeticamente as origens da terra natal do autor, o Ceará.

O foco narrativo é na terceira pessoa

Conflito

O conflito é que a índia Iracema que não podia ter relações com nenhum homem porque ela guardava o segredo da jurema,se apaixonou pelo o homem branco Martim e esse romance era considerado uma traição para a família da índia, a tribo Tabajaras

Climax

O final a índia Iracema da a luz a seu filho Moacir que significa nascido da dor,sofrimento, depois com muita dificuldade para tentar alimentar o seu filho ,o cachorro do Martim,o Japi.Vem para avisar a chegada do seu marido e quando ele chega ela a entrega no colo o seu filho e morre.O Martim tenta reanima-la mas não consegue, então ele a enterra debaixo das palmeiras que ela gostava. Depois disso, Martim vai embora para o seu país, levando consigo o seu filho.Depois de alguns anos volta para a tribo Pitiguaras levando consigo sua religião,fazendo assim a colonização entre um português e uma índia, de onde surgiu o primeiro Cearense, Moacir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com