TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Personagem de Ficção

Por:   •  23/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA: “A Personagem de Ficção”

Curso: Licenciatura em Letras – Português/Inglês (2º Semestre)

 Gabriel Ramos Teixeira Alves

RA: 0544024

UNIP – Universidade Paulista

Santos

2021


Nome: Gabriel Ramos Teixeira Alves

RA: 0544024

Disciplina: Projeto como Componente Curricular

A Personagem de Ficção

Abordaremos nesta resenha conceitos provenientes do estudo da obra: “A Personagem de Ficção” dos autores Antônio Cândido, Anatol Rosenfeld e Décio de Almeida Prado.

Iniciamos conceituando a literatura, que por significado representaria qualquer expressão elaborada pela utilização de letras, mas apesar disso, nos remete a textos que nos tragam “as belas letras” as quais independem de serem baseado em situações ocorridas na realidade. O autor ainda descreve as possíveis estruturas que caracterizam a obra literária.

Chegamos então, às situações que diferem as obras literárias das não-literárias, sendo a principal o Personagem, por ser responsável pela cristalização da camada imaginária da obra.

O personagem é a representação da realidade, ambientada em um espaço ficcional. Replica em suas atitudes e comportamentos as características dos seres “reais”, porém reproduzidos em um universo criado pelo autor, dentro do qual há liberdade de reações sem as consequências da realidade.

No segundo capítulo desta obra, Antônio Cândido destaca o Personagem do Romance. Uma entidade vital na construção do vínculo entre o livro e o leitor, criando identificações ou aversões, mas de qualquer forma, atuando fortemente na emoção causada pela leitura. Apesar disso, o autor é crítico a questionar o conceito que entenda o personagem como maior que o próprio enredo, o personagem precisa do contexto em que está inserido para existir, e mais do que isso, para sua existência significar.

Décio Almeida e Paulo Emílio Sales Gomes, ainda discorrem sobre o personagem no teatro e cinema, mas fico com o posicionamento de Antônio Cândido, compreendendo o personagem como o ponto crucial da obra, mas sempre derivado do ambiente em que foi criado.

Na Literatura Brasileira não nos faltam exemplos: Brás Cubas de Machado de Assis, Policarpo Quaresma de Lima Barreto, Dona Flor de Jorge Amado e tantos outros. Personagens com personalidades marcantes e muito bem exploradas por seus autores, mas que serão eternamente ligados ao ambiente em que foram construídos. No fim, assim como os personagens da ficção, as personagens da realidade não serão lembradas somente pelo que foram, mas principalmente por como interferiram no ambiente em que viveram.

Referências Bibliográficas

CANDIDO, Antônio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Sales. A Personagem de Ficção. 11 ed. São Paulo; Perspectiva, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com