TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo

Por:   •  6/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos aborda a questão sobre Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo, falaremos um pouco sobre seu contexto histórico,de quando surgiu,aonde e porque, e também suas características para que serviam, e como ela era utilizada.Seus principais autores que participaram. A Poesia Marginal cresceu muito no Brasil na época da ditadura onde os que moravam nas periferias eram reprimidos e não tinha voz para se expressarem e falarem sua opinião e também foi uma forma de reagir ao regime que a ditadura impunha sobre eles, com isso, fez com que a poesia marginal se destacasse, fazendo com que através das poesias e das musicas , contassem como eram suas vidas as suas lutas do cotidiano .

3

2.1 POESIA MARGINAL

Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo como também foi conhecida,surgiu na década de 70 no Brasil,ela representou o movimento sociocultural que atingiu as artes(musicas,cinema,teatro,artes plásticas)e sobretudo,a literatura que foi uma das mais importantes,e influenciou na produção cultural do Brasil.

Esse movimento dito marginal,absorveu o grito silenciado pela Ditadura Militar, com isso a união de artista em geral, agitadores culturais,educadores e professores, fez com que buscassem meio de divulgar a arte e a cultura brasileira que foi reprimida pelo sistema.

Inspirado nos movimentos de contra cultura , o nome Geração Mimeógrafo vem por causa da sua principal característica que era substituir os meios tradicionais de levar as obras, para o meio alternativo criado pelos artistas independentes ou os representantes da cultura marginal com o intuído de se expressarem e divulgar suas idéias.

Dessa forma,a partir desse movimento revolucionário literário , as produções poéticas fora do sistema era divulgado pelo próprio autor , através de pequenas tiras de copias em folheto mimeografado que eles pegavam vendiam com baixo custo nas praças, teatros , universidades, bares, cinemas entre outros.

Numa das influencias do movimento sociocultural e artístico que surgiu a Poesia Marginal que veio de dentro das periferias representando a voz da minoria, nesse tempo os poetas marginais recusarão dos os modelos literários, de forma que não se encaixasse em nenhuma escola ou tradição literária.

A Poesia Marginal e formada na grande parte por pequenos textos, as vezes com fotos e quadrinhos, com linguagem coloquial, espontânea, inconsciente, a partir de temas do cotidiano e até eróticos, com sarcasmo, humor, ironia, palavrões e gírias das periferias.Desse movimento marginal surgiu vários poetas como Cacaso, Chacal, Leminski e Torquato Neto.

No campo musical os artistas que se destacarão foram Tom Zé, Jorge Mautner, Luiz Melodia e nas artes plásticas Lygia Clark e Helio Oiticica. Uma das frases mais conhecidas do artista Hélio Oiticica demonstra sua proximidade com a Geração Mimeógrafo: “Seja Marginal Seja Herói”.

4

2.2 PRINCIPAIS AUTORES

CACASO

Antônio Carlos Ferreira de Brito,conhecido como Cacaso, ele foi uns dos maiores representante da poesia marginal,e colaborou com o grito de liberdade onde o país almejava diante da repressão causada pela ditadura militar.Em seu poema Lar doce lar ele expressa bem sua posição:”Minha pátria é minha infância: por isso vivo no exílio”.

CHACAL

Ricardo de Carvalho Duarte , mais conhecido como Chacal nascido no Rio de Janeiro no ano de 1951, se destacou como poeta marginal na geração mimeógrafo junto com Cacaso.

Chacal é poeta e letrista brasileiro; mimeografou sua obra Muitos Prazer , em 1971.

LEMINSKI

Poeta e grande representante da poesia marginal , Paulo Leminski Filho, durante sua vida ele foi critico literário, escrito, tradutor e professor.Escreveu vários contos, poemas, biografias e etc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com