TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Patriotismo

Por:   •  20/1/2023  •  Dissertação  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

  Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor e devoção à pátria, aos seus símbolos e a seu povo. Infelizmente, esse sentimento não é uma realidade vivida no Brasil, posto que a relação patriota social brasileira está cada vez mais escassa, já que o brasileiro geralmente evita usar de forma orgulhosa símbolos do seu país, como por exemplo a bandeira nacional, e a exaltar e defender seu país como sua amada pátria.  Tangente ao que foi supracitado, pode afirmar que o problema se deve a herança histórica deixada pela dominação europeia no continente, bem como a falta de esperança nos líderes do país.

  Mormente, convém ressaltar que a carência de patriotismo da sociedade em parte se deve ao passado histórico do país ser repleto de inferiorização, visto que o Brasil passou centenas de anos com estrangeiros subjugando os nativos e colocando sua cultura e características como superiores. Nesse viés, o povo manteve em sua mente, mesmo que inconscientemente, que não há motivos em seu passado para se orgulhar de ser um brasileiro, mantendo um “complexo de vira-lata” enraizado na sociedade, ou seja, mantendo o pensamento que tudo o que vem de fora do país é melhor do que tudo produzido aqui, depreciando a cultura, economia, inteligência e moral nacionais, com a constante necessidade de ser aceito e elogiado pelos estrangeiros. Logo, é imprescindível que hajam medidas capazes de sanar essa agrura.

  Posto isso, conclui-se que é imprescindível que os Ministérios da Educação e da Cultura promovam palestras em locais públicos, por meio da contratação de sociólogos e historiadores para este fim, com o objetivo de pontuar os pontos positivos do país, explicar sobre a corrupção em grande escala e descontruir o complexo de vira-lata impregnado na mente da sociedade, mostrando a construção da autêntica cultura e identidade brasileira durante sua história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (19.2 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com