TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Patriotismo

Por:   •  16/9/2016  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

ETEC PROFESSOR CAMARGO ARANHA

KAWAN DOS SANTOS CONCEIÇÃO

RESENHA CRITICA DE “7 DE SETEMBRO”

SÃO PAULO

2016

KAWAN DOS SANTOS CONCEIÇÃO

RESENHA CRITICA DO TEXTO “7 DE SETEMBRO”

Tese apresentada a ETEC Professor Camargo Aranha na área de concentração: História Orientador: Professor Celso Luiz Lucas

SÃO PAULO

2016

INTRODUÇÃO

Nesta resenha critica, utilizarei do texto “7 de Setembro: Usa fantasia de patriota e acha que pobre tem que se lascar” publicado por Leonardo Sakamoto em seu blog na Internet.

O texto aborda o tema de que o patriotismo hoje em dia é relativo e que ser patriota não é apenas abraçar bandeiras e gritar que é brasileiro, mas tentar, ao máximo, fazer deste que ama, um lugar melhor.

RESENHA CRITICA

Brasil, somos mais de 200 milhões de habitantes, conhecidos pelas coloridas e barulhentas festas e pelo futebol multicampeão, mas muitas vezes esquecemos de parar para analisar o nosso redor, e vermos que muitas vezes o nosso patriotismo é só para passear na Avenida Paulista de verde e amarelo.

Não é de hoje que esse tipo de patriotismo é enraizado em grande parte dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, quando são obrigados a recitar os hinos nacional e da bandeira apenas por obrigação, vemos esses alunos não aprendendo o real motivo disso, não aprendendo sobre toda a história de seu país e quem são seus heróis.

Há grandes motivos para a descrença do patriotismo no Brasil, até por que a diferença social e racial implantada aqui ainda é imensa, com todos os preconceitos com imigrantes de países, muitas vezes, em estado de calamidade e migrantes do Norte e Nordeste que vem para as grandes cidades do Sudeste para tentar dar a família uma vida melhor e acabam sendo rechaçados e taxados como ignorantes ou vagabundos ou que servem apenas para subempregos, ou com feição de nojo ou de riso que muitos dão aos portadores de necessidades especiais em todos os cantos do país.

O real patriotismo acaba onde começa o desmatamento de nossas florestas, a poluição dos nossos rios, a extração de nossos minérios por multinacionais que não se importaram com uma cidade histórica completamente destruída e a descrença de que tudo isso pode melhorar.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com