TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO CONTO AS FORMIGAS

Dissertações: ANÁLISE DO CONTO AS FORMIGAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  11.994 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO CONTO AS FORMIGAS

Etapa 1: Contexto Teórico

“O Conto das Formigas” de Lygia Fagundes Telles, conta a história

de duas amigas estudantes que por uma necessidade financeira acabam por alugar um quarto no sótão de uma pensão um tanto quanto decadente. A estada das duas amigas se dá por um período de três dias, culminando em uma saída as pressas em função de acontecimentos estranhos que havia naquele espaço. O conto tem características modernista e apresenta uma única célula, na qual existem duas personagens principais (as amigas) e uma personagem secundária (dona da pensão) que nos é apresentada como uma senhora bastante debilitada e esquisita, como fica bastante claro, quando o narrador-protagonista descreve tal personagem.

A dona era uma velha balofa, de peruca mais negra do que a asa da graúna.

Vestia um desbotado pijama de seda japonesa e tinha as unhas aduncas recobertas

por uma crosta de esmalte vermelho-escuro, descascado nas pontas encardidas.

Acendeu um charutinho.

“As formigas” é um conto narrado em primeira pessoa, fazendo com que o suspense seja um ponto predominante na narrativa, pois, só sabemos o que o narrador protagonista sabe. Fato que se ratifica em um dado momento do conto no qual as amigas ficam a rir do barulho que produz as chinelas da dona da pensão.

[...] Ficamos nos olhando e rindo enquanto ouvíamos o barulho dos seus chinelos de salto na escada. E a tosse encatarrada.

O narrador-protagonista relata um momento cômico da história, mas somente

ele sabe dizer por que tal ruído causou risos nas personagens, haja vista, que para senhora que parece já possuir certa idade, essas “chineladas” não parecem fora do comum. As personagens figuradas pelas duas amigas se apresentam de forma plana, pois, não existe muito mistério em volta delas, ou seja, são duas estudantes que cursam carreiras distintas, uma faz medicina e a outra direito e não possuem uma condição financeira estável, bem como a dona da pensão que se apresenta também como um personagem plano, isto é, uma senhora um tanto quanto estranha e que mora sozinha com seu gato.

O tempo da narrativa se dá de forma cronológica, tudo acontece à noite, inclusive a chegada das moças a pensão, bem como suas fugas. O espaço no conto é sempre fechado, o quarto de pensão. As moças saem, estudam, vão a uma festa, mas isso nos é apenas informado. É só no quarto que há ação, tudo acontece lá.

Etapa 2: Contexto Prático :Produzindo;

• Etapa 1

Reúna- se com um (a)s colegas. Criem uma personagem. Imaginem todos os detalhes físicos e psicológicos possíveis para ele. Escrevam a descrição da personagem em uma folhas avulsa.

• Etapa 2

Reúnam- se com outra dupla. Cada dupla deve ler a descrição feita pelos colegas. Se tiverem dúvidas sobre a aparência ou personalidade das personagens, esclareçam-nas. As duplas devem se superar novamente, mas levando a descrição feita pelos colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com