TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA DE MAX WEBER

Tese: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA DE MAX WEBER. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREI

JACAREI

2013

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREI

4º SEMESTRE PEDAGOGIA

AULA-TEMA 03: "ENFOQUES TEÓRICOS DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO: SOCIOLOGIA DE MAX WEBER"

Trabalho solicitado aos alunos do 4º semestre do curso de Pedagogia, como requisito parcial para composição de nota do 1º Bimestre da disciplina AVA - Fundamentos Sociológicos da Educação.

Tutora: Luiza Guerreiro

JACAREI

2013

Do meu ponto de vista, o que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, é que o modo de ensinamento dos professores impedia que os alunos pudessem ter um conhecimento melhorado das atividades que lhes eram apresentados, pois, os professores tinham uma postura muitas das vezes ditatorial, impondo as suas opiniões, e impedindo os alunos de ter uma liberdade racional e assim limitando seus conhecimentos.

Baseado na teoria de Max Weber, tive uma leve compreensão de suas opiniões e ideias, no meu entender, para Max Weber, o papel de um professor não era estimular uma reflexão de aprendizagem para seus alunos, o papel do professor era treinar os alunos para umaeducação racional de respostas ''certas'', tornando assim a educação burocrática, presa ao entender somente do educador. Para Weber, a falta de carisma, fez com o que a educação racional-burocrática, especializasse em uma educação de treinamento, no qual não oferecia opções e nem suporte para os alunos construir suas próprias opiniões.

Ele acreditava que se houvesse um bom senso de carisma e pouca burocracia, a educação moderna poderia oferecer mais escolhas próprias aos alunos, e assim o professor poderia ser como um verdureiro, que vende verduras e deixa o cliente fazer o que bem quiser com elas.

Em minhas experiências escolares, tanto nos ensinos fundamental e médio, tive professores tanto burocrático, quanto disciplinadores. Mas teve uma em especial que era a mistura dos dois, burocrática-disciplinadora, ela mencionava a matéria de História, no ensino médio.

Em suas aulas ela exigia que a matéria que ela iria apresentar seria somente por ditado, nada escrito na lousa, e as atividades eram feitas de forma oral. Pois bem, para mim esse ensino burocrático e ditador me impedia muitas vezes de aprimorar meus conhecimentos, pois ela não abria espaços para debates, e não se importava muito para a expressão de ideias da classe, pois ela deixava prevalecer as opiniões dela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com