TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES DE LINGUAGENS

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 9

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Unisul Virtual

Curso: Tecnólogo em Segurança Pública

Professor: Diane DaData: 02/05/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

As funções de linguagem estudadas em nosso material didático estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os três textos que seguem e explique, de forma fundamentada, qual é a função de linguagem predominante, sublinhando trechos dos textos para comprovar as suas explicações. (3,0 pontos)

Texto 1

A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso vistoriaram a área do Parque da Chapada, onde seis turistas ficaram feridos após o desabamento de parte do paredão que dá acesso a uma cachoeira. A sugestão dos especialistas é de que a área seja interditada e desativada. Segundo o major Elton Guilherme Crisóstomo, coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil, existem fissuras no paredão Véu de Noiva, o qual desmoronou na segunda-feira (21). Crisóstomo afirma que o deslizamento deriva de processos erosivos, ação do tempo e ventos, o que torna impossível a previsão de uma nova queda do local. A Defesa Civil vai elaborar um documento, que será entregue ao Ibama e encaminhado à administração do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com as áreas definidas como seguras para visitação.

Fonte: . Acesso em: 26 out. 2012.

Texto 2

Liberdade de imprensa

A censura é a arte de descobrir nas artes literárias ou dramáticas as intenções malévolas. O ideal é descobrir essas intenções, mesmo que o escritor não as tenha. A divisa do censor é: "Cortemos... cortemos..." - sempre restará muita coisa. O censor deve estar persuadido de que cada palavra de uma obra contém uma alusão pérfida. Quando conseguir descobrir a alusão, cortará a frase; quando não descobrir, cortará do mesmo modo, pois as alusões dissimuladas são as mais perigosas. (Wagner Pedro Sarraf Ferri - O Estado de São Paulo, 5 de julho de 1991.)

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 3. ed São Paulo: Scipione, 1992. 223p. (com adaptações)

Texto 3

PENSAR É TRANSGREDIR

... Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num

lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.

Fonte: LUFT, Lya. Pensar é transgredir. In Revista Veja, de 20 de fev. de 2008. São Paulo: Abril, ed. 2048.

R: O texto 1 se refere a uma função referencial, pois está informando ao destinatário de modo direto e objetivo, dados da realidade. E também informa quem está informando, local, datas, feridos e também informa as possíveis providências.

O texto 2 Se refere a função metalinguística. O texto explica sobre uma censura, essa censura é criticada devido a função de cortar.

O texto 3 Se refere a função expressiva o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa.

Questão 2

 Observe e analise as charges que seguem, em seguida, responda ao que é solicitado:

[pic 4]

[pic 5]

  1. Explique o pressuposto presente em cada uma das charges acima. (1,0 ponto)

R: Na charge 1, demonstra-se a indignação do povo brasileiro que está cansado de sempre ouvir as mesmas propostas dos políticos que nunca são postas em prática. Por essa razão ele cita todos os itens que os políticos sempre usam em campanha, e afirma: não sendo sobre isso, o que o senhor tem a falar. Demonstra além de descontentamento o descaso com o povo, que só recebe as mesmas  propostas sem nunca ver resultados reais.

R: Na charge 2, o que ser quer demonstrar através do trocadilho: “o Rio sempre foi olímpico”, é que a violência e “correr dos bandidos” tornou-se uma coisa corriqueira, de forma que a segurança pública lá, não funciona como deveria, as pessoas vivem sem segurança alguma e pior, isso tornou-se  comum.

  1. Elabore um texto dissertativo sobre a charge 2, procure ser o mais analítico/crítico possível em sua fundamentação argumentativa. Cuide da coesão e da coerência das informações expostas. Elabore em torno de 10 a 12 linhas e dê um título. (2,0 pontos)

R:

O Rio de Janeiro olímpico até em épocas em que não existe olimpíadas.

Estamos em um momento crítico em nossa sociedade, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o país. Onde o cidadão de bem tem que viver se escondendo e “correndo” dos bandidos, enquanto estes andam tranquilamente pelas ruas, e pior, dominando a sociedade, vivendo uma verdadeira e constante olímpiada.

Aí pergunto: onde está a segurança que o Estado deve fornecer ao cidadão, que financia tal segurança através dos impostos que paga. Me pergunto também o que será do futuro de nossos jovens em meio a esta violência escancarada, que aos olhos do cidadão, que coagido, torna-se cada vez mais comum.

A violência e a criminalidade deveriam ser a exceção, e não a regra. Para isso os governos devem tomar medidas drásticas, melhorando a preparação dos profissionais responsáveis pela segurança pública, coibindo essa criminalidade que está se tornando cada vez mais banal. Somente com pulso firme poderá não acabar com a violência, mas pelo  menos, tornar a vida da sociedade mais segura e tranquila, que é o mínimo que o cidadão de bem merece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (347.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com