TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estrutura E Organização Da Educação

Casos: ATPS Estrutura E Organização Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distancia

Curso: Pedagogia

Atividade Avaliativa – ATPS

Disciplina: Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Tema: Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil

Tutor: Djalma Silveira

Nomes: Thais Martins Pires RA:421988

Daniele Aparecida RA:423946

DATA: 25 de abril de 2013

Pilar do Sul – SP

Este Trabalho acadêmico de pesquisa sobre a temática de termos ou não um sistema nacional de ensino unificado e suas incumbências nos âmbitos federal, estadual e municipal, tem como objetivo fazer um breve estudo a respeito deste assunto que no momento atual é de suma importância para o nosso país.

O significado de sistema vai além de um conjunto de escolas e o órgão administrador que as comanda. A organização da educação escolar nacional faz-se pelas esferas administrativas, ou seja, pela união, pelos estados e distrito federal e pelos municípios. Um sistema supõe então, um conjunto de elemento, de unidades relacionadas, que são coordenadas entre si e constituem um todo.

Essa característica presume a existência de tensões e de conflitos entre os elementos integrantes. Desta forma as escolas não perderam suas características particulares inerentes as várias regiões do país, apesar de se estruturarem em conjuntos de organização de ensino.

Um sistema de ensino se forma de unidade constituída por idéias e elementos materiais organizados entre si, este sistema de ensino por sua vez articula-se com outros sistemas existentes na sociedade tais como o sistema político, sistema econômico, sistema cultural, sistema religioso, etc. Segundo Saviani, não existe um sistema nacional de ensino no Brasil, em razão da falta de articulação entre os vários sistemas de ensino existentes nas esferas administrativas. Por outro lado o governo Lula, tentou com a criação de sue plano educacional a criação de um Sistema Nacional Articulado de Educação, de forma que estados, sociedades e esferas administrativas, atuem de maneira organizada, autônoma, permanente, democrática e participativa.

A Organização da educação nacional escolar da-se pela esfera administrativa, pela União, pelos Estados e Distritos Federais e pelos municípios.

O ensino Infantil tem como finalidade além de abrigar acriança, tem também como finalidade introduzir aspectos pedagógicos visando o preparo para o ensino fundamental. Esta modalidade de ensino é de responsabilidade dos municípios.

O ensino fundamental l visa alfabetizar o educando, utilizando de formas pedagógicas modernas para alcançar este intuito. Deve ainda nesta etapa ser oferecido ao educando uma introdução básica dos conteúdos com os quais o aluno terá contato no fundamental II.

Esta etapa do ensino é dividida em ciclos, pois se acredita que o desenvolvimento educacional do aluno não deve ser fragmentado. Este processo também é de responsabilidade dos municípios. O ensino fundamental II é um prosseguimento do fundamental l, oferecendo ao educando outras disciplinas que o ajudam na formação de sua cidadania, seu senso crítico e sua preparação para o trabalho.

O conteúdo mediado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com