TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Teoria Do Letramento - Aula Tema 1

Trabalho Universitário: AVA - Teoria Do Letramento - Aula Tema 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 4

AULA TEMA 1 – Práticas do Letramento

Com o avanço das pesquisas sobre o letramento no Brasil, é CORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Os professores percebem que o ensino e a aprendizagem da língua escrita têm que envolver, necessariamente, uma dimensão sociocultural e uma prática em sala de aula contextualizada.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois desenvolver práticas de letramento escolares relacionadas ao contexto sociocultural dos alunos permite utilizar uma abordagem cujo objetivo é o domínio do uso social da leitura e da escrita.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Sobre o Modelo Ideológico de Letramento, é CORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Esse modelo de letramento defende que o uso que as pessoas fazem da leitura e da escrita é sempre dependente do contexto em que elas vivem.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois o uso que as pessoas fazem da leitura e da escrita em comunidade estarão sempre relacionados ao contexto sociocultural no qual elas estão envolvidas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Paulo Freire disse: “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”. De acordo com a visão de Paulo Freire, assinale a alternativa CORRETA em relação ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: Saber ler é ser capaz não só de entender e interpretar o texto, mas também de argumentar sobre ele, de questionar, de emitir opinião, de decidir, de agir sobre o que foi lido.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois as competências das pessoas em relação à leitura e à escrita não devem se resumir a simples codificação e a decodificação da linguagem e sim estarem relacionadas a algo mais amplo, como o contexto sociocultural dos aprendizes, de modo que eles percebam a relevância do que está sendo ensinado e possam ampliar seus conhecimentos, fazer inferências, articular suas competências linguísticas e usar essas competências a seu favor nas várias situações em que a língua escrita é utilizada no dia a dia.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Sobre a realidade da Educação no Brasil assinale a alternativa CORRETA:

I) A maioria das escolas se baseia no Modelo Autônomo de Letramento ao desenvolver suas práticas de leitura e escrita.

II) A maioria das escolas se baseia no Modelo Ideológico de Letramento ao desenvolver suas práticas de leitura e escrita.

III) A maioria dos alunos brasileiros está sendo submetida a um ensino de leitura e escrita descontextualizado da vida que ele leva fora da escola.

IV) A maioria dos professores leva em conta apenas os fatores individuais do processo de aprendizagem e o foco se restringe principalmente às regras gramaticais e nos métodos de memorização.

Escolher uma resposta.

Resposta correta: I, III

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com