TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Livros Didáticos

Artigo: Análise De Livros Didáticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 5

NEW PASSWORD: READ AND LEARN: 6ª Série

O título já revela a proposta central da coleção, que é levar o aluno a aprender a ler textos em inglês e a “aprender a aprender” através da leitura.

Componentes da coleção

NEW PASSWORD: READ AND LEARN: é uma coleção destinada ao Ensino Fundamental, composta em cada série dos seguintes materiais:

Para o aluno:

>Livro do aluno com textos e atividades.

Para o professor:

>CD de áudio com os principais textos de cada Unit e outros textos exclusivos (cuja transcrição consta apenas do Livro do Professor).

>Livro do Professor com sugestões metodológicas detalhadas, notas linguísticas e culturais, transcrições de textos exclusivos do CD e traduções de textos.

As quatro habilidades linguísticas

NEW PASSWORD: READ AND LEARN apresenta as quatro habilidades linguísticas (ler, ouvir, falar e escrever) de maneira integrada, valorizando o que há de comum a qualquer ato comunicativo, seja ele escrito seja oral: a construção de sentido por meio da interação entre os participantes.

Acredita-se, entretanto, que, no atual contexto escolar brasileiro, o objetivo de desenvolver as quatro habilidades com igual intensidade é muito ambicioso e, possivelmente, destinado a resultados frustrantes. É preciso que o professor estabeleça prioridades de acordo com a realidade de cada turma.

Embora a coleção privilegie a leitura, as outras habilidades não são ignoradas, mas sim trabalhadas de acordo com as possibilidades, as necessidades e os interesses de cada grupo.

Ênfase em leitura

Os Parâmetros Curriculares nacionais (PCNs) de Língua Estrangeira justificam o foco na leitura pela função social das línguas estrangeiras no país e pelos objetivos realizáveis, tendo em vista as condições existentes de aula da maioria das escolas brasileiras.

Com relação à função social da língua estrangeira, os PCNs destacam que, no Brasil, com exceção de algumas regiões turísticas ou de algumas comunidades plurilíngues, o uso de uma língua estrangeira parece estar, em geral, mais vinculado à leitura de literatura técnica ou de lazer e que os únicos exames formais em língua estrangeira (vestibular e admissão a cursos de pós-graduação) requerem o domínio da habilidade de leitura.

Assim, a leitura tanto atende às necessidades da educação formal quanto é a habilidade que o aluno pode usar em contexto social.

Os PCNs também destacam a importância da leitura na escola: [...] a aprendizagem de leitura em língua estrangeira pode ajudar o desenvolvimento integral do letramento do aluno. A leitura tem uma função primordial na escola e aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna.

No livro, utilizam-se não só as estratégias skimming (ler para compreensão geral) e scanning (ler para identificação de informações específicas), mas também conduz o aluno para ser capaz de ter uma compreensão mais detalhada do texto.

Os textos são ilustrados e os alunos são orientados a utilizar elementos da linguagem não-verbal para antecipar e melhor compreender a linguagem verbal.

Os exercícios apresentados após os textos não são instrumentos para checar ou cobrar a compreensão, mas sim para conduzir o raciocínio do aluno ao longo da leitura.

As atividades levam o aluno a relacionar o que ele já sabe com o que está aprendendo no momento. Há uma diversidade de tipos de textos (diálogos, anúncios, entrevistas notícias, quadrinhos, textos dissertativo, etc.) e assuntos que abrangem o universo pessoal (amigos, família, animais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com