TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise - Notas da Samarco

Por:   •  21/8/2019  •  Artigo  •  4.941 Palavras (20 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 20

ANALISE

As notas divulgadas no site da Vale e na página da empresa nas redes sociais foram divididas em três momentos, para a análise da comunicação da empresa com a população atingida e com o público em geral.

PRIMEIRO MOMENTO

 No primeiro momento serão analisadas notas referentes as ações da empresa, que ressaltam o desastre e os reflexos imediatos da empresa com o objetivo de conter os efeitos do rompimento da barragem. A primeira nota é do dia 05 de novembro de 2015 (dia do rompimento da barragem de Fundão) a respeito do desastre a organização informou:

[pic 1]

A comunicação da empresa se destina a dois públicos diferentes sendo eles a sociedade em geral e a população atingida diretamente pelo desastre. Nesta nota a comunicação se destina ao público em geral, uma vez que a empresa afirma que está se mobilizando para prestar assistência aos atingidos, ou seja na nota ela adverte a população sobre os acontecimentos e o que está sendo feito para solucionar o problema até o momento. E ainda informa que não está preocupada em apontar culpados para o desastre, mas prestar apoio as equipes de resgate.

Ao analisar a nota percebe-se uma quantidade escassa de informações, pelo fato de ter sido liberada no dia da tragédia, mas a nota não esclarece o que de fato aconteceu e mesmo tendo conhecimento do rompimento da barragem a empresa apenas diz que “houve um acidente na barragem denominada fundão”, não mencionando assim o rompimento, mas utilizando o termo “acidente” para nomear o acontecido. Ao longo do comunicado a empresa mantém uma postura esperada, pois no dia em que aconteceu a tragédia não tinha como ela prever o percurso da lama de rejeito, e não podia ainda liberar informações sobre os feridos e atingidos, uma vez que não sabia o número exato de vítimas. Então ela comunica que já contataram as autoridades competentes e que está prestando assistência as pessoas. E pede que a população não se desloque para o local, pois é uma situação de risco e como não se sabia o percurso dos rejeitos poderia ser perigoso e ainda poderia gerar transtorno e acabar atrapalhando o atendimento aos necessitados.

Ainda no dia cinco a empresa divulgou novamente em sua página na rede social um vídeo[1] do Diretor – Presidente da Samarco Mineração, nesse comunicado oficial ele destaca que juntamente com as autoridades competentes a empresa estava prestando assistência aos atingidos, ele ainda cita o rompimento das barragens e o local das barragens, mas diz que até o momento não se sabia ainda as causas do rompimento e nem a extensão do ocorrido e ressalta que a prioridade era a preservação da integridade física das pessoas e do meio ambiente. Outro ponto importante é que ele destaca que a Samarco colocou em prática o plano de ação emergencial de barragens, mostrando assim que a empresa estava preparada caso algo acontecesse e que saberia lidar com a situação, uma vez que nos planos de ação algumas atitudes a respeito do que fazer em determinada situação já estão previstas. Ele finaliza então alertando novamente a população sobre o risco e que ninguém deveria se deslocar para o local, com exceção das equipes envolvidas no atendimento de emergência.

Um outro ponto que merece destaque é o local onde o Diretor da empresa faz o comunicado oficial, muitos manuais de crise ou planos de ações alertam para que no caso de um desastre, acidente ou qualquer fato que possa motivar fotos negativas ou ainda que possa gerar uma repercussão ruim, deve-se então providenciar um local propício para que sejam divulgadas as informações tanto para a mídia como os comunicados oficiais. Nesse caso podemos perceber, que isso foi colocado em prática pela empresa, já que se o comunicado fosse gravado ao ar livre provavelmente surgiriam muitas críticas em relação ao dano ambiental causado pelo desastre. Outro fator a ser analisado é escolha do porta-voz da organização, que nesse caso é o presidente da empresa e já era esperado que o responsável para se comunicar com a sociedade e com a mídia fosse alguém capacitado, conhecedor dos valores e missão da empresa e que pudesse transmitir seriedade e compromisso para população. Segundo Rosa (2008, p.47) o porta-voz deve ser pragmático e saber controlar suas emoções, para transmitir todas as informações necessárias com credibilidade.

No dia seguinte ao desastre (dia 06 de novembro de 2015) a empresa publicou outra nota em sua página na rede social, nessa nota ela reforça que está priorizando o atendimento à população atingida e que estava realizando ações para conter os danos ambientais, e afirma que as operações da Samarco localizada em Germano haviam sido paralisadas. Ao longo da nota ela afirma que ainda não podia confirmar o número de vítimas e desaparecidos, mas diz que todos os feridos estão sendo levados para o pronto atendimento do hospital de Mariana e redondezas. A empresa comunica que as barragens da Samarco são compostas por quatro estruturas sendo elas: barragem de Fundão, Santarém, Germano e Cava de Germano. E que todas haviam sido fiscalizadas em junho do mesmo ano e que possuíam Licenças de Operação concedida pela SUPRAM – órgão que atesta o comportamento e a integridade das estruturas, ressalta também que a própria empresa realiza inspeções, seguindo assim a Lei Federal de segurança de barragens e conta com uma equipe com turno de vinte e quatro horas para manutenção e identificação imediata de qualquer anormalidade. Vale destacar na nota o seguinte trecho em que a organização pela primeira vez comunica ao público o conteúdo da lama de rejeitos:

[pic 2]

A empresa então informa que a lama de rejeitos não contém nenhum metal pesado que cause danos à saúde, e que a composição da lama era majoritariamente areia proveniente da extração do mineral do solo.  

No mesmo dia a Vale acionista da Samarco Minerações emitiu em seu site uma nota[2] se solidarizando as vítimas da tragédia e a toda população atingida pelo desastre. A empresa afirma em nota que está oferecendo total apoio a Samarco e as autoridades que estavam trabalhando no local. A nota apresenta uma declaração do presidente da Vale que diz que a empresa não medirá esforços para prestar apoio à Samarco e as autoridades atuantes no local. E ainda destaca que a comunicação da empresa é coerente e transparente com o público em geral.

No dia 09 de novembro de 2015 a Vale publicou novamente em seu site uma nota que reforça o apoio a população atingida e as ações da Samarco no local do desastre. O que chama a atenção na nota é que a empresa comunica o impacto que a tragédia pode causar na produção da Vale Fábrica Nova localizada em Timbopeba, ela ressalta que pode haver uma queda de 3 milhões de toneladas na produção do restante do ano de 2015 e uma queda de 9 milhões de toneladas na produção do ano de 2016. Ainda nesta nota a empresa afirma que interromperá a venda de run of mine (ROM) – que seria o minério bruto, para a Samarco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (561.1 Kb)   docx (215.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com