TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apaga A Luz

Artigo: Apaga A Luz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3

Passo 1 – Pesquisa

http://pt.scribd.com/doc/90333570/28/%E2%80%93-Funcionamento-e-Componentes-do-Sistema-de-Engrenagens-Planetario>.

Passo 2 – Pesquisa

https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B_LTxBPHRADb1lGM09HSThoSlU/edit>.

Passo 3 – Pesquisa

http://ciencia.hsw.uol.com.br/engrenagens.htm

Passo 4

A engrenagem é o elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo rotativo, ao qual imprimem movimento.

Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre dois eixos.

Rodas dentadas e engrenagens são ambas usadas para transmitir energia dentro de máquinas, ou para mover itens de bloqueio. Embora uma roda dentada e uma engrenagem possam parecer semelhantes, há um número de diferenças entre as duas. A principal diferença funcional entre uma roda dentada e uma engrenagem é que uma engrenagem é uma engrenagem com dentes concebidos para entrosar com outras engrenagens e transmitir movimento a elas, enquanto que uma roda dentada é uma roda com dentes concebida para engatar e mover um item flexível recuado ou perfurado, tal como uma corrente de bicicleta ou uma tira de filme. Devido a esta diferença de design, suas aplicações também são diferentes. Engrenagens tendem a ser mais flexíveis em termos de como podem ser aplicada do que as rodas dentadas

DIFERENÇA ENTRE RODA DENTADA E ENGRENAGENS DENTADAS

Uma diferença significativa entre uma roda dentada e uma engrenagem dentada é que a função delimita o seu designe - os dentes devem ser construídos para se encaixarem nas perfurações ou ranhuras dos itens que são projetados para serem movidos. As possibilidades de variações do projeto são limitadas. Engrenagens, por outro lado, se entrosam diretamente umas com as outras e, portanto, presta-se a uma grande variedade de desenhos.

Por exemplo, os dentes de engrenagem podem estar do lado exterior da roda, ou na circunferência interior; outro tipo, chamado de engrenagem sem fim, não é uma roda de todo, mas uma haste rosqueada. Esta ampla variedade de possibilidades de design faz com que as engrenagens sejam mais versáteis do que pinhões ou rodas dentadas.

Outra diferença importante entre eles é o impacto de serem danificados na máquina em que servem. As duas rodas dentadas que transportam uma corrente de bicicleta, por exemplo, também orientam a cadeia em linha reta, e se um único dente quebra sobre uma das rodas dentadas, a possibilidade de a cadeia ser jogada fora, incapacitando da bicicleta, aumenta.

Se um dente interrompe uma engrenagem, por outro lado, supondo que o dente quebrado cai para fora das obras da máquina, há a probabilidade pequena de que a própria máquina falhará como resultado, embora possa experimentar eficiência reduzida.

As diferenças entre uma roda dentada e uma engrenagem, e superioridade geral da engrenagem sobre a roda dentada, geralmente levam os projetistas a escolher as engrenagens quando é possível esta opção. Um exemplo famoso são os carros e caminhões com unidades de rodas traseiras, que empregam um eixo rígido para transmitir a potência do motor para as rodas motrizes.

Unidades de bicicleta do tipo de cadeia eram populares como veículos automotores, mas a sua popularidade diminuiu, e o último carro orientado por cadeia foi fabricado na década de 1960.

Engrenagens são encontradas em muitas máquinas. Elas são um componente integral de motores de automóveis, por exemplo, a potência de transmissão do motor para as rodas motrizes. A precisão faz com que as engrenagens operam também muitos relógios e despertadores. Alguns arranjos de engrenagem como unidades de vermes, podem limitar a transmissão de energia para uma única direção, sem quaisquer dispositivos adicionais, como travões.

Em qualquer roda dentada, a proporção é determinada pelas distâncias a partir do centro da engrenagem até o ponto de contato. O problema comum a todas as engrenagens é a mudança do ponto de contato dos dentes à medida que os componentes da engrenagem são postos em movimento. Isto reflete em significantes variações da relação de transmissão, o que significa que a velocidade do conjunto irá variar.

Para resolver este problema, muitas engrenagens modernas usam um desenho de dente especial, chamado de evolvente, levemente curvo em cada lateral. Esta configuração tem uma propriedade muito importante de manter uma relação de velocidade constante entre as duas engrenagens. Nela, o contato move-se do ponto, mas a forma do dente de engrenagem evolvente compensa as diferenças.

Vantagens das Engrenagens

Dentre as vantagens que as engrenagens podem trazer, a seguir estão algumas, como:

• Evitam o deslizamento entre as engrenagens, fazendo com que os eixos ligados a elas estejam sempre sincronizados um com o outro.

• Tornam possível determinar relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com