TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças Sofridas Pela Língua Portuguesa

Resenha: As Mudanças Sofridas Pela Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças pelas quais passaram a Língua Portuguesa.

Por volta de 1304 o escritor italiano Dante Alighieri já falava a respeito da variedade linguística no tratado “ De Vulgari eloquentia” onde ele dizia que existe dois tipos de línguas: Uma que aprendemos quando criança, imitando a nutriz e sem necessidade de nenhuma regra e uma oytra que veio depois e os romanos chamaram de “gramática”, mas que pouquíssimos a usavam “corretamente”. Dizia também que para ele a mais nobre era a língua chamada “vulgari” porque mesmo sendo diferenciada em vocálicos e pronúncias diversas, era natural e o mundo inteiro a fluía enquanto a outra era artificial. Hoje 80 anos depois seu texto permanece atual na língua portuguesa, que quem não fala como está escrito na gramática está desenformando a Língua Portuguesa, não cabe falar Português, e acaba entrando num problema social, marginalizando os falantes “ Não cultos” da língua dizendo, ainda , que são pessoas sem estudo, ignorantes, roceiras, analfabetos, etc.

Sem esquecer também das diferentes pronúncias de região para região, que estas mesmas pessoas ao perceberem o sotaque do nordeste do Brasil, por exemplo já os chamam logo de” pau-de-arara, Paraíba, “cabeça de balde” entre outros, ou seja, o chamado “ preconceito linguístico” esconde na verdade o preconceito social.

Existem vários estudos e discussões a respeito destas variedades linguísticas, as gírias, os jargões, etc. Mas neste momento o importante é dizer para os nossos alunos desde o primeiros anos de escolaridade que o português que eles falam não é errado e que existe uma grande variedade : Portugal para o Brasil, do Rio de Janeiro para São Paulo, dentro do Rio de Janeiro em diferentes grupos e assim por diante. É que a gramática é uma variedade da Língua com regras e que é importante aprende-las, pois em alguns momentos da vida precisarão usá-las e compreendê-las bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com