TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Redação

Por:   •  9/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Redação - MedEnsina

Aula 1

Orientações Gerais sobre a disciplina de redação:

  • Aulas a cada 15 dias.
  • A cada aula, um tema de redação será proposto. Se não for proposto, a escolha é livre. O objetivo é que os alunos estejam sempre fazendo redações e evoluindo nos textos.
  • Há, na salinha, um Banco de Redações. Nesta pasta há temas de diversos vestibulares conceituados como FUVEST, VUNESP, UNIFESP e ITA.
  • As aulas não seguem a sequência proposta pelo ETAPA. Sendo assim, a presença nas aulas é fundamental. Na medida do possível, elas serão disponibilizadas no site do cursinho.
  • Entrega de redações para correção: na salinha, na pasta devidamente identificada. Peça para a Estefânia o canhoto da redação, preencha-o e prenda-o na redação. O tempo ideal para a entrega da redação é na segunda feira em que não há aula de redação.

Sistema de Correção (quesitos):

  1. Tema e estrutura
  2. Proposta (Argumentação)
  3. Norma Culta (Gramática e uso da língua)
  4. Coerência
  5. Coesão textual

Básico de redação para DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

Título: sempre se deve fazer, ao menos que esteja explícito nas instruções/coletânea que este não é necessário. No ENEM, seu uso é facultativo. Só coloque o tema da redação no título se nada melhor lhe vier à cabeça até o fim do tempo de prova.

Estrutura geral: Introdução, Argumentação e Conclusão.

Introdução: Dividida em Periférico (frase de efeito para começar o texto e chamar o interesse do corretor para a leitura), Tema (apresentação do tema de modo claro, sem expressar opiniões ainda) e Tese (expressar a sua opinião sobre o tema, sem justifica-la). Lembrando que a introdução deve ser concisa e nela se responde a pergunta ‘O quê?’, sem nada justificar nela. Não deve passar de seis linhas e o posicionamento da tese define 50% da nota de tema e estrutura.

Argumentação: Dividida em, no mínimo, dois parágrafos e, no máximo, em três. Na argumentação se responde POR QUE a tese estabelecida na introdução foi escolhida. Cada parágrafo da argumentação defende um argumento, uma opinião do redator sobre o tema e a tese escolhida. Para validar o argumento, pode-se usar exemplos, argumentos de autoridade (citações, pensamentos de filósofos, historiadores e sociólogos), fatos históricos, atualidades e qualquer outro tipo de bagagem cultural do redator. Deve-se lembrar de sempre retomar o tema e a tese em cada parágrafo de argumentação, relacionando-os com sua opinião. A ordem opinião/periférico não importa, ao menos que se esteja usando pensamentos de filósofos e sociólogos para validar sua opinião; coloque primeiro o que você pensa e depois o periférico, para que o corretor saiba definir onde termina o seu pensamento e começa o do filósofo e sociólogo. O número de linhas não deve ultrapassar 20.

Conclusão: Dividida em resumo (resume os argumentos) tema-tese (reapresenta o tema e a tese) e chave de ouro (frase de efeito que fecha o texto de forma elegante). Na conclusão não se adicionam ideias novas (onde você as desenvolverá?) e o máximo de linhas é 6. O uso de palavras de sentido conclusivo (logo, portanto, finalmente, em suma...) deve ser deslocado no resumo, não se iniciando o parágrafo com as mesmas.

Vale ressaltar que essa é uma receita pronta de se fazer redação e que propicia excelentes coerência e coesão textual se bem feita. Existem outros modos, esse é o que eu julgo mais fácil de se fazer e com maiores chances de dar certo em momentos de pressão como o vestibular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com