TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais diferenças entre os tipos de narrativa

Artigo: As principais diferenças entre os tipos de narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.

O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento.

Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor.

Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles.

Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos: Romance Policial, Romance romântico, etc. É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

Novela: Muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longo que o Romance, possui apenas um núcleo ou outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. Em comparação ao Romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparação ao canto tem maior extensão e uma quantidade maior de personagens.

Conto: É uma narrativa curta, o tempo em que se passa é reduzido e contem poucas personagens que existem em função de um núcleo. É relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronólogo ou psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com