TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Aula Tema 3

Dissertações: Ava Aula Tema 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  7.529 Visualizações

Página 1 de 6

O papel do professor na ação de leitura é imprescindível. Espera-se que ele:

I. Fomente a sintonia da sua turma frente a um determinado texto.

II. Envolva e entusiasme seus alunos para uma leitura.

III. Conduza os alunos para uma maturidade e uma autonomia leitora.

IV. Exija uma leitura feita de forma individual, íntima e autônoma.

Escolha a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Todas as afirmações estão corretas.

b. As afirmações II, III e IV estão corretas.

c. As afirmações I, II e IV estão corretas.

d. As afirmações I, II e III estão corretas.

e. Apenas a afirmação III está correta.

Resposta correta: As afirmações I, II e III estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, você acertou! Esta é a opção correta já que se espera que o professor, na ação de ler, envolva e entusiasme os alunos, além de conduzi-los para a maturidade e autonomia leitora. O professor também deve fomentar a sintonia da sua turma frente a um novo texto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

(ENADE 2008 / Letras)

“Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de ideias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: “conversando também conheço o que é que eu digo”.

Recepção e interação na leitura. In: Pensar a leitura: complexidade. Eliana Yunes (Org). Rio de Janeiro: PUC- Rio; São Paulo: Loyola, 2002, p. 105 (com adaptações).

A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a opção correta a respeito da interação texto-leitor:

Escolher uma resposta.

a. A leitura como descobrimento pressupõe uma postura pedagógica que reforça a tradição de leitura como confirmação da fala de uma autoridade.

b. A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.

c. A interação texto-leitor deve ser evitada por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de “vale-tudo interpretativo”.

d. Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.

e. A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.

Resposta correta: Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa resposta está correta! A compreensão de um texto está diretamente relacionada com a parceria que o aluno pode estabelecer com um adulto significativo. Esperamos que esse adulto que favorece o "ler com o outro" possa ser o professor. Daí a importância do professor nesse processo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Podemos considerar como fatores importantes relacionados à alfabetização:

I. Que, ao chegar à escola, a criança já tem muitos e relevantes conhecimentos sobre a leitura e a escrita.

II. O tipo de instrução que as crianças receberão vai influenciar o tipo de habilidade que poderá adquirir e desenvolver.

III. A atuação do professor como intermediador, facilitador, como agente que fomenta a proporciona diferenciadas experiências de linguagem é fundamental.

IV. O acesso ao código também deve ser objeto da dedicação do professor – e consequentemente de todos os envolvidos nesse processo –, mas sempre inserido dentro de contextos significativos.

Está correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

a. III e IV.

b. I, II, III e IV.

c. I e III.

d. I, II e III.

e. I e IV.

Resposta correta: I, II, III e IV.

Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! A criança, ao chegar à escola e ser inserida no processo de alfabetização, já traz muitos conhecimentos sobre a leitura e a escrita e precisa ser inserida em contextos significativos, ter acesso ao código e, também, contar com o apoio e orientação imprescindíveis de seu professor.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Alfabetização, segundo Garton e Pratt (1991), é:

Escolher uma resposta.

a. Um método através do qual as pessoas aprendem a ler e a escrever, envolvendo também a linguagem oral na aprendizagem de um sistema amplo que é o sistema da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com