TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO REALISTA E SUAS PRINCIPAIS INTENÇÕES

Exames: CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO REALISTA E SUAS PRINCIPAIS INTENÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO REALISTA E SUAS PRINCIPAIS INTENÇÕES: ANÁLISE DA OBRA “OS QUEBRADORES DE PEDRA”, DE GUSTAVE COUBERT E TRECHO DO LIVRO “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBA”, DE MACHADO DE ASSIS.

O Realismo surge no Brasil como um movimento de duas posições: Uma relacionada às questões sociais, aos problemas da cidade e as situações do dia-a-dia. A outra posição caracterizou-se por interagir com o Naturismo, tendo por base uma ideologia regional, valorizando o ambiente rural do Brasil e o determinismo. Nesse pensamento, podemos destacar o escritor Machado de Assis, que em sua obra prioriza uma análise das classes mais simples do Rio de Janeiro e transcreve temas políticos do século XIX.

Em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Machado de Assis realça várias críticas sociais, como a corrupção, tráfico de escravos e o adultério. No capítulo “A borboleta preta”, o escritor retrata de uma maneira bem irônica os atos falhos da sociedade. Quando ele mata essa borboleta, tenta justificar seu ato, dando uma ação aceitável socialmente:

Também por que diabo não era ela azul? Disse comigo. E esta reflexão, - uma das mais profundas que se tem feito, desde a invenção das borboletas, - me consolou do malefício, e me reconciliou comigo mesmo. (...) Vejam como é bom ser superior às borboletas! (ASSIS, 1994, p.43)

O Realismo foi uma corrente marcante não só na literatura. Se tomarmos por base a obra “Os quebradores de pedra” de Gustave Coubert, podemos notar as características marcantes desse movimento.

Segundo Hauser (1995), o realismo impõe-se em torno de Coubert os artistas insatisfeitos com as ações sociais da época, iniciando um movimento do proletariado artístico e o primeiro representante seria justamente Coubert, um artista que não se enquadrava na respeitabilidade burguesa.

A relação que fazemos da obra de Machado de Assis com o quadro de Coubert está justamente nessa preocupação com o social, com as classes mais abastadas daquelas sociedades, tanto no Brasil como na Europa. “Os quebradores de pedra” uma crítica pertinente ao homem daquele tempo, aprisionado por uma pobreza decadente da Revolução Francesa.

REFERÊNCIAS

ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1994.

BARROS, Maria Mirtis dos Santos. ZANNONI, Cláudio. Arte e Política: uma abordagem sobre as artes plásticas nas obras de Coubert e Daumier. Em http://gurupi.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/928. Acesso em 07 de Novembro de 2013.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com