TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário Sobre Under The Banyan Tree

Ensaios: Comentário Sobre Under The Banyan Tree. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

UNDER THE BANYAN TREE ( R. K. NARAYAN)

Observando o título do texto é possível notar que Banyan é uma árvore cuja uma de suas espécies é nativa da Índia. Banyan é uma árvore que se espalha, fazendo com que os galhos virem troncos e os troncos virem galhos. Isso ocorre porque os galhos descem para o chão e entram nele renascendo como tronco, é como se existisse um galho “mãe” e seus “filhos”.

O conto se passa no Vilarejo de Somal onde o personagem Nambi narra histórias debaixo da árvore Banyan – daí o título. Essa árvore é considerada encantada pelos indianos, pois Buda atingiu a iluminação debaixo dela. Assim como Buda, Nambi atingia a iluminação debaixo da árvore encantada e, mesmo sendo um homem simples da aldeia, ele conseguia cria suas histórias e passa-las aos moradores do vilarejo.

Um outro fato interessante é a ligação do nome da vila com o personagem do conto. Nambi era como um pajé de uma tribo, era o mais velho da aldeia, era respeitado e acolhido por todos os moradores. Ele passava suas histórias às pessoas da vila ao invés de simplesmente conta-las, pois o impacto que causava nas pessoas era tão grande que a cada final uma adoração a Deus Shakti era realizada. Já o termo Somal, usado como nome da vila, se analisado isoladamente, pode significar autossomático, um termo que é tratado pela psicanálise como uma doença hereditária. Nambi, o mais velho de Somal, pode ser associado ao gene autossomático, mas não atribuído à doença e sim a um dom. Para Nambi sua mãe, a Deusa Shakti, é quem o passa as histórias e através dela ele passa as histórias aos seus “filhos”.

A Deusa Shakti por sua vez, pode ser atribuída à árvore Banyan, pois é a deusa da multiplicação. Shakti significa “aquela que flui” e, de certa forma, a árvore também flui.

Segundo os indianos a deusa é representada por uma mulher com vários braços o que pode ser atribuído aos galhos-troncos da árvore.

A árvore Banyan é considerada pelos botânicos uma árvore estranguladora, epífita, pois ela cresce sobre outras plantas, o que provoca a morte das mesmas. Em uma parte do conto isso acontece com Nambi, quando ele pede iluminação a Shakti, se senta debaixo da árvore, olha para o público e não consegue transmitir a história. O feiticeiro fica preocupado por não conseguir contar a história e se deixa entristecer por isso. A “estrangulação” acontece no modo com que os humanos se deixam vencer por seus desejos. No caso de Nambi ele se deixou vencer quando se desesperou e viu que não obtinha mais o respeito das pessoas por não conseguir mais contar histórias.

Existe ainda um outro fator importante que deve ser ressaltado. Na Índia as pessoas idosas são consideradas mais sábias e, portanto têm grande importância para a sociedade, Nambi era o mais velho da tribo, sendo assim, todos o respeitavam e gostavam de ouvir suas histórias. A partir do momento que Nambi não conseguia mais passar as histórias para seu público e ele percebeu que as pessoas não estavam mais indo até a árvore para ouvi-las e quando iam não o faziam por vontade própria e sim por obrigação, ele se sentiu rejeitado. Na tentativa de acabar com a solidão, Nambi apelou novamente para a Deusa Shakti e suplica que ela lhe dê histórias. Ao sentir que conseguiria narrar novamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com