The Coca Cola Company
Artigo: The Coca Cola Company. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: irislane_souza • 9/11/2012 • 4.044 Palavras (17 Páginas) • 1.589 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
____________________________
NOME DO ALUNO
ESTUDO DE CASO: “ THE COCA-COLA COMPANY”
Cidade XXXX
2012
ESTUDO DE CASO: “ THE COCA-COLA COMPANY
Trabalho apresentado ao Curso de Admistração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para aa disciplinas de Matemática, Economia, Contabilidade e Teoria da Admistração II.
Prof. Helenara R. Sampaio, Regina Malaassise, Marcelo R. Tarifa e Karem H. Manganotti.
Eunapolis
SUMARIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO...................................................................11
EMBASAMENTO MATEMATICO.........................................................................13
EMBASAMENTO ECONOMICO...........................................................................16
EMBASAMENTO CONTABIL..............................................................................18
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................................22
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa analise profunda de uma das maiores marcas do século: a Coca Cola, que inicialmente era um produto para fins medicinais que se tornou uma das bebidas mais apreciadas da Terra.Desde sua criação até os dias atuais. A marca que se consolidou como ideal de felicidade e exemplo para a sociedade consumista do seculo XXI.
A criação:
Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial. Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola,
Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
A HISTÓRIA DA COCA-COLA NO MUNDO
1886 – 1892
Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida em Nova Iorque, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. Assim como outros inventos que entraram para a história, a criação de Pemberton é motivada pela curiosidade. O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a Jacob''s Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial. A farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batiza a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia. Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira. E a data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886 - data em que foi lançada na Jacob's Pharmacy. Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e à marca.
1893 – 1904
Asa Candler, um vendedor nato, transforma a Coca-Cola, de uma simples invenção, em um grande negócio. Ele acha formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribui cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abastece os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca Coca-Cola. A promoção agressiva funciona: a marca Coca-Cola está em todos os lugares. Até 1895, Candler já havia construído fábricas em Chicago, Dallas e Los Angeles.
A popularidade do refrigerante exige novas formas de apresentação que permitam a mais pessoas apreciá-lo. Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do Mississipi, coloca a bebida em garrafa e a oferece a Candler, que não fica muito entusiasmado com a novidade. Apesar de ser um homem de negócios inovador e brilhante, ele não podia imaginar, na época, que o segredo do sucesso da Coca-Cola estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar. Tanto que cinco anos depois, em 1899, por apenas um dólar - U$ 1,00 - vende os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead.
1905 - 1918
A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração. Mas a Coca-Cola Company não fica satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante. É um grande produto e uma grande marca: devem ser protegidos. São elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da Coca-Cola, sugerindo aos consumidores que exijam o legítimo e não aceitem nenhum substituto. A empresa também decide criar um novo formato de garrafa
...