TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Expressa

Artigos Científicos: Comunicação E Expressa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.

Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar. A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.)

Sendo a linguagem não verbal os recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, pintura, artes plásticas. etc

A leitura de texto não-verbal foram criadas o modelo semiótico para o estudo da significação na analise de textos não-verbais.

Desta forma, o texto é o conjunto entre uma relação do plano de expressão e plano de conteúdo. O plano de conteúdo é a significação do texto, tendo como exemplo: futebol, natureza e nudez.

O plano de expressão é a manifestação dos conteúdos sistemas de significação verbal, não-verbal ou sincrético, o sistema verbal são as línguas naturais como por exemplo, oralidade e a escrita. No sistema não-verbal, por exemplo, as musicas, artes plásticas e arquitetura e etc.

No plano de expressão e manifestação do conteúdo em um sistema de significação não-verbal. Temos por exemplo: linear e pictórico, etc.

Em outro aspecto na analise do plano do conteúdo e expressões estão nas peças publicitárias e suas relações entre os signos verbais, não-verbais e na intencionalidade da comunicação.

Os elementos verbais e não-verbais: seus valores culturais, históricos e sociais, suas características físicas: textura e saturação das cores e espaciais, dentro da materialidade textual: posição das imagens e dos enunciados na página, entre outros elementos.

Toda linguagem é um sistema de significação composto por signos verbais e não-verbais que produzem efeitos de sentidos dentro do sistema discurso em que estão inseridos, considerando suas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com