TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identifique Qual é A Alternativa Que Melhor Expressa O Estágio Em Que Se Encontra Uma Organização Quando Se Candidata à Obtenção De Um Selo De Certificação. Escolher Uma Resposta.

Artigo: Identifique Qual é A Alternativa Que Melhor Expressa O Estágio Em Que Se Encontra Uma Organização Quando Se Candidata à Obtenção De Um Selo De Certificação. Escolher Uma Resposta.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA UNIDERP

ENFERMAGEM – BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA

ACADÊMICOS: EDINALDO DA SILVA LEÃO/RA:426585

JESUÍLA BRANDÃO DA SILVA/RA:425412

LEONARDO SILVA E SILVA/RA:420112

RAIRA CRISTIANE RODRIGUES RAMOS/RA:438532

TAMIRES DE CÁSSIA RIBEIRO NEVES/RA:409446

DOCENTE: MIRELLA FERREIRA DA CUNHA SANTOS

MANUAL ILUSTRADO

TUCURUÍ-PA 2013

29 DE SETEMBRO

LIPÍDIOS

Os lipídios definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

A maioria dos lipídios é derivada ou possui na sua estrutura ácida graxa. Algumas substâncias classificadas entre os lipídios possuem intensa atividade biológica; elas incluem algumas das vitaminas e hormônios.

Existem diversos tipos de moléculas diferentes que pertencem à classe dos lipídios. Embora não apresente nenhuma característica estrutural comum todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos. Isto faz com que estas moléculas sejam pobres em dipolos localizados.

Os lipídios são substâncias insolúveis em água cujos principais representantes são as gorduras e os óleos. Eles podem ser encontrados nos mais variados alimentos, como leite e derivados, gema de ovo, carnes, óleos vegetais etc.

Ao contrário das demais biomoléculas, os lipídios não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica. Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares.

http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/69e8de85bd123d72ffd47f500bfd266d.jpg

Os Lipídios desempenham várias funções biológicas importantes no organismo, entre elas:

- Reserva de energia (1 g de gordura = 9 kcal) em animais e sementes oleaginosas, sendo a principal forma de armazenamento os triacilgliceróis (triglicerídeos);

- Armazenamento e transporte de combustível metabólico;

- Componente estrutural das membranas biológicas;

- São moléculas que podem funcionar como combustível alternativo à glicose, pois são os compostos bioquímicos mais calóricos em para geração de energia metabólica através da oxidação de ácidos graxos;

- Oferecem isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção de células e órgãos e para todo o organismo (panículo adiposo sob a pele), o qual ajuda a dar a forma estética característica;

- Dão origem a moléculas mensageiras, como hormônios, prostaglandinas, etc.

- As gorduras (triacilgliceróis), devido à sua função de substâncias de reserva, são acumuladas principalmente no tecido adiposo, para ocasiões em que há alimentação insuficiente. A reserva sob a forma de gordura é muito favorável a célula por dois motivos: em primeiro lugar, as gorduras são insolúveis na água e portanto não contribuem para a pressão osmótica dentro da célula, e em segundo lugar, as gorduras são ricas em energia;

http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/images/lipidios.jpg

Umas das principais fontes de lipídios são:

- Margarinas - Milho – Aveia – Soja – Gergelim – Cevada - Trigo integral

- Centeio - Óleo de canola - Óleo de soja - Óleo de peixes.

Os lipídios podem ser classificados em quatro grupos, os glicerídeos, os cerídeos, os fosfolipídios e os esteroides. Os glicerídeos são encontrados na gordura de origem animal, no leite, queijo, ovos e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol etc. Os óleos são líquidos em temperatura ambiente, e por isso não fazem mal ao nosso organismo, enquanto que as gorduras de origem animal são sólidas em temperatura ambiente e podem causar muitos prejuízos à saúde se ingeridos em excesso.

No grupo dos cerídeos estão as ceras, como a cera do nosso ouvido, da carnaúba, no corpo de alguns animais e no favo da abelha. A cera do nosso ouvido é a responsável por protegê-lo contra microrganismos que estão presentes no ar. Já nos vegetais e alguns animais, a cera impede a desidratação, ou seja, que eles percam água para o ambiente. Outros animais como as abelhas podem utilizar as ceras para construírem suas casas. Os fosfolipídios formam o grupo de lipídios que constitui as membranas celulares.

Os esteroides são considerados uma categoria especial de lipídios, sendo o colesterol o mais conhecido. As gorduras animais são ricas em colesterol e o seu consumo em excesso pode desencadear diversas doenças do coração, como o infarto. É importante lembrar que o colesterol só faz mal ao nosso corpo se for consumido em excesso. Dizemos isso porque o nosso organismo necessita desse esteroide, pois ele é um importante componente das membranas das células animais e também dos hormônios sexual masculino e feminino.

http://static.hsw.com.br/gif/euphoria-trial-1.jpg

Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.

Dentre os lipídios, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.

Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exerce função de impermeabilização e proteção.

Fosfolipídios → moléculas anfipáticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com