TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha

Por:   •  1/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  7.924 Visualizações

Página 1 de 2

CONCLUSÃO

O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, decorreu no conflito de Canudos, onde o autor foi fazer a cobertura do mesmo para o jornal "O Estado de São Paulo". Dividido em três partes, o livro fala sobre a Terra, o Homem e a Luta.

No primeiro capítulo, Euclides estuda de maneira detalhada o meio que determinou a formação do homem sertanejo. Isso serve para confirmar a teoria determinista, muito em alta na época, que postulava a determinação do meio sobre o homem. Tem como objetivo principal descrever as características do lugar, o clima, as secas e a terra.

No segundo capítulo, o autor fala sobre o homem em relação ao seu meio, seus costumes e sua história. Ao decorrer ele se fixa em um personagem, Antônio Conselheiro, mostrando seu passado e suas crenças, duas partes essências para a terceira parte que narra então, a Guerra de Canudos.

No terceiro e último capítulo, Euclides descreve a cena, mais de forma humana, em que ele presenciou a miséria, a fome, a peste e a violência só possível pela sua presença ocular, enfim, narra o conflito em que o povo de Canudos, o lado mais fraco, resistiu até o último momento, com seus últimos defensores: um velho, dois adultos e uma criança.

Concluímos então, que além do grande valor literário que esta obra possui, Euclides descreve a comunidade de Canudos em si, liderada por Antônio Conselheiro, e que se mostrou um povo batalhador, que não desistiu de seus ideais, porém, o lado mais forte, usou de suas armas para combater um povo que lutava apenas pelos seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com