TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Os Magros De Euclides Neto

Artigos Científicos: Resenha Do Livro Os Magros De Euclides Neto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 12

Instituição: Creche Luis Eduardo Magalhães

Carga horária: 12 horas

Responsável do projeto: Os professores da instituição

Temática: O lúdico no contexto escolar

Introdução

Este projeto trata-se da importância de se trabalhar o lúdico na esfera escolar para a obtenção de qualidade no processo educacional. E para que essa aprendizagem aconteça de forma significativa e dinâmica, o professor tem como apoio a técnica dos jogos.

O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as varias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizado de forma significativa. Através do lúdica o educador pode desenvolver atividades que esteja realizando divertidas e prazerosas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior ente os alunos e o professor.

Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes no dia-a-dia das crianças e são atividades que são realizadas nas creches, escolas, pracinhas, entretanto acontece em qualquer lugar, basta a criança estar disposta a brinca e a usar sua criatividade para que ela possa está no mundo da imaginação. Nota-se a criança que brinca ajuda no seu crescimento físico, afetivo, intelectual e social, pois através dessas atividades a criança formula conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, aspectos que também desenvolve as potencialidades da criança, então brincando a criança compara, analisa, nomeia, mede, associa calcula, classifica, compõe, conceitua e cria.

Portanto, através dos jogos e das brincadeiras as crianças o universo da criança fica mais colorido dando um sentido mais significativo no seu meio social podendo transformar uma criança reflexiva na sociedade.

Justificativa

Considerando o fato de que as crianças vem cada vez mais perdendo o espaço da brincadeira em seu cotidiano, as instituições de educação infantil se apresentam muitas vezes como um importante lugar para que as crianças posam experiênciar esta atividade. Pois o jogos educativos e visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.

O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade. Tendo em vista que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos e principalmente a intenção e respeito pelos amigos. Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. A relação entre o jogo e a educação são antigas, gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança. Portanto a partir do século XVIII que se expande a imagem da criança como ser distinto do adulto o brincar destaca-se como típico da idade.

Segundo Kishimoto (1194) o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças. A concepção de Kishimoto sobre o homem como ser simbólico, que se constrói coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade de sonhar, imaginar e jogar com a realidade, é fundamental para propor uma nova "pedagogia da criança". Kishimoto vê o jogar como gênese da "metáfora" humana. Ou, talvez, aquilo que nos torna realmente humanos.

Nestes tempos de mudanças educacionais, nós educadores temos que ser multifuncionais, ou seja, não apenas educadores, mas filósofos, sociólogos, psicólogos, psicopedagogos, recreacionistas e muito mais para que possamos desenvolver as habilidades e a confiança necessária em nossos educando. Para que tenham sucesso no processo de aprendizagem e na vida Esperança esta que nos faz acreditar que o espaço escolar pode-se transformar em um espaço agradável, prazeroso, de forma que as e jogos permitam ao educador alcançar sucesso em sala de aula, e quebrar a era do desencanto escolar.

Objetivos

Objetivo geral:

- Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.

Objetivos específicos:

- apropriar-se das regras do jogo de boliche.

- criar e socializar estratégias para ganhar o jogo.

-coordenar progressivamente diferentes pontos de vista durante o jogo.

- participar da construção da tabela para registrar desenhos dos jogadores.

Fundamentação teórica

Para aprofundar os estudos relativos aos jogos e brincadeiras e sua relação com o processo de aprendizagem de crianças em idade pré-escolar buscou-se os referenciais teóricos de Vygotsky (1984,1994,1998) e Kishimoto (1993) os quais tem em comum o estudo sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.

Jogos e brincadeiras despertam diversos sentimentos na vida das crianças, expressam trocas com diferentes significados, desenvolve o social e a criatividade da criança, que aprende de alguma forma a lidar com os desafios,demonstrando atitudes relevantes a vida. Ao brincar a criança vai além do mundo real.

Segundo Kishimoto (2010, p. 27); “Quando brinca, a criança toma certa distancia da vida cotidiana e entra no mundo imaginário”. Brincando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com