TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concordância nominal em letras

Por:   •  28/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

ESAMC-ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO.

DIREITO-NOTURNO

PREPARAÇÃO PRÉVIA: PORTUGUÊS I

Fevereiro 2016

Concordância nominal

Concordância nominal é o que acontece quando existe uma concordância entre gênero e número, ou seja, quando existe uma “harmonia” entre o feminino ou masculino e o plural ou o singular e principalmente entre o adjetivo e o substantivo que o caracteriza. Mas além do adjetivo e do substantivo, existe também concordância entre um pronome ou numeral substantivo e muitos termos da oração que podem se relacionar com eles, como por exemplo, artigos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios.

Existem também casos específicos de concordância, como o adjetivo que indica vários substantivos, onde adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo que está mais próximo, e pode apresentar também a forma no masculino plural, na existência de um substantivo masculino e um feminino. Com substantivos do mesmo gênero no singular, o adjetivo pode ficar no singular ou no plural, porém se forem substantivos próprios ou substantivos que exprimam graus de parentesco, o adjetivo deve ficar no plural.

Quando o adjetivo caracteriza pronomes pessoais, ele coincide em gênero e número com o pronome a que se refere. Já quando vários adjetivos estão no singular caracterizando um único substantivo, ele se mantém no singular quando há presença de um artigo entre os adjetivos, mas fica no plural quando os adjetivos se mostram sem artigos ou outros determinantes.

O adjetivo também faz concordância com o substantivo quando há existência de artigos ou outros determinantes, mas continua no masculino e no singular quando o substantivo se mostra isolado.

Com os pronomes indefinidos neutros (nada, algo, muito, tanto, etc.) mais a preposição de, o adjetivo deve ficar no masculino e no singular. Tendo o significado de sozinho, a palavra só atua como adjetivo, devendo concordar em número com o substantivo que caracteriza, já com as expressões: é proibido, é necessário, é bom, é preciso e é permitido, o adjetivo continua no singular e no masculino, se conservando invariável, quando não há acompanhamento de artigos ou outros determinantes do substantivo, mas varia em gênero e número quando há presença de artigos ou outros determinantes do substantivo.

Porém com as expressões um e outro, uma e outra, num e noutro, numa e noutra, o adjetivo deve ser escrito no plural, embora ao substantivo continue no singular. A concordância nominal pode ser também irregular, ocorrendo silepse, ou seja, concordância mental ou figurada com um substantivo que não está claro na frase, mas sim disfarçado.

Portanto entende-se que a concordância nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gênero (masculino ou feminino) e o número (plural ou singular).

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com