TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjunto De Textos Encontrados Em Uma Revista De Grande Circulação

Pesquisas Acadêmicas: Conjunto De Textos Encontrados Em Uma Revista De Grande Circulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO: PEDAGOGIA EAD

PSICOLOGIA

SÃO PAULO

2011

PSICOLOGIA

CURSO: PEDAGOGIA EAD – 3º SEMESTRE

Elaine Aparecida Lima de Souza- Ra 2074150341

Ivanilde Medeiros Gomes Ra 4184260713

Isilda França Lopes Ra 4189266809

Luciana Santos Nogueira Araujo Ra 4186259499

Neusa Maria Reis Ra 1053008290

SÃO PAULO

2011

CONCEPÇÕES

CRIANÇA DESENVOLVIMENTO APREDIZAGEM LINGUAGEM

PIAGET

A criança para Piaget tem alguma ação quando é impulsionada por uma necessidade, ou seja, ela reconstrói suas ações e idéias quando relaciona com o ambiente e reconstrói a sua realidade de forma singular, e é neste ponto que o cognitivo esta entrelaçado com o social e o afetivo. A necessidade é que vai impulsionar e mobilizar a criança para ação.

Sobre esse aspecto ela vai avançando de acordo com o seu nível de interação, que primeiro interage no campo de ação depois no plano intelectual. Para Piaget o desenvolvimento, passa por determinadas fases ou períodos que dependem das características biológicas, fatores educacionais e sociais. Neste sentido, Piaget divide os períodos em:

Sensório motor (0 a 2 anos)- A criança tem reflexos, mas não representa mentalmente os objetos e suas ações são diretas.

Pré operatório (2 a 7 anos)- A criança desse estagio é centrada em si mesma e constrói uma relação de causa e efeito. Nessa fase é chamada a idade do faz de conta e dos porquês.

Operações concretas (7 a 11 anos) - A criança desenvolve noções do tempo, espaço, velocidade, ordem e casualidade.

Operações formais (11a 16 anos) – É a fase que o adolescente constrói pensamentos e pontos de vistas. A aprendizagem só ocorre quando consolida as estrutura de pensamento, ou seja, um estágio só poderá ser consolidado após a passagem e consolidação do outro anterior.

Dessa forma os conceitos já assimilados passam por um processo de desorganização para que, através de novos conceitos, se reorganizarem e assim estabelecer novos conhecimentos, isso se da o nome de equilibração das estruturas mentais que transforma um conhecimento prévio em outro novo.

Sendo assim, a aprendizagem ocorre provocada por situações externas ao sujeito, ou seja, a atuação do sujeito com o meio. A linguagem e o pensamento passam por varias fases do desenvolvimento psicologico do individual para o social. O que, para Piaget, o desenvolvimento mental é lento e ocorre atraves dos estagios Senso-motora, Pré operatoria,. Operatoria-concreta e Operatorio-formal.

Sendo assim, a criança passa por pesamento autistico e fala egocentrica para o pensamento logico, como um elo das operações lógicas, no qual a criança ve o mundo a partir da sua pespectiva e ponto de vista.

CONCEPÇÕES

CRIANÇA DESENVOLVIMENTO APREDIZAGEM LINGUAGEM

VYGOSTSKY

A criança nasce no meio social, sua família, onde tem seu primeiro contato com a linguagem e tenta imitar o adulto vendo e ouvindo, no qual se apropria oralmente da língua materna e internaliza práticas sociais. E mesmo que não compreenda completamente, ela inicia sua cognição. Com isso a personalização da criança acontece através da sua cultura e aprendizagem que se da através do seu acesso aos instrumentos sociais. O desenvolvimento depende da aprendizagem na medida em que se dá por processos de internalização de conceitos, um processo que se da de dentro para fora efetivando através do meio social, assim para a criança a aprendizagem na escola ou vida cotidiana, atua no sentido de favorecer o desenvolvimento da zona do desenvolvimento potencial.

Ele é pensado como um processo, onde está presente a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que da a aprendizagem. No desenvolvimento infantil Vygostski coloca três aspectos: O Instrumental que refere à natureza mediadora das funções psicológicas. O aspecto Cultural que é instrumento e tarefas que a sociedade coloca para que a criança domine uma tarefa, e o aspecto Histórico que compreende comportamentos e culturas modificados ao longo dos anos. É o processo de aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais, que para Vygotsky, a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), ocorre no intervalo entre o conhecimento real e o potencial, que é a distancia entre aquilo que já sabe e aquilo que tem o potencial de aprender.

O desenvolvimento real se da através de testes psicológicos e o desenvolvimento potencial, é o que está em via de se efetivar, ou seja, que ainda não é parte do repertório próprio da criança, mas está voltado para seu futuro. O aprendizado organizado faz nascer o desen volvimento mental e põe em movimento vários processos de

desenvolvimento que seriam impos síveis de acontecer. a linguagem tem um papel de construtor e de propulsor do pensamento.

Para Vygotsky, a criança aos dois anos se torna intelectual, por tanto seu pensa mento se torna verbal impulsionado pelo contato com a cultura dos adultos. E isso é fortemente estruturado com a união da fala e o pensamento tornando em pensamento verbal. Ele coloca que a criança começa com a fala egocêntrica que é o processo de fora para dentro, onde ela assimila o que o outro fala. Depois vai para fala interior, processo interno de acumulo de mudanças estruturais do seu próprio pensa mento. O processo entre o pensa mento e a palavra se da em um movimento de vaivém.

CONCEPÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com