TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOM CASMURRO

Por:   •  5/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO WGS

Aluna: Emanuelle Alves Lopes de Carvalho

Turma: 1o ´´B´´                                                       Data: 04/06/2018

Turno: Matutino

DOM CASMURRO

MACHADO DE ASSIS

 Na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, aborda vários temas controversos, como ciúmes, suposto adultério, empoderamento feminino, machismo e até mesmo as diferenças de classes sociais naquela época. O romance é contado por Bentinho( apelidado de Casmurro), que decide relembrar sua história de amor  com Capitu, sua amiga de infância. És um romance um pouco perturbado, pelo ciúmes doentio de Bentinho e pela sua insegurança.

   O autor, ao escrever a obra, teve um olhar certeiro e crítico sobre toda a sociedade brasileira que até hoje sofre com alguns problemas abordados no livro.

   O tema da obra é mais ciúmes do que adultério, até porque não sabemos (nem saberemos) se Capitu traiu ou não Bentinho. Hoje em dia, infelizmente, esse é um assunto muito abordado na nossa sociedade, os homens ainda têm um pensamento muito patriarcal nas famílias brasileiras deixando o ciúmes presente em sua vida. Assim como Bentinho, milhares de homens tem um jeito diferente de enxergar relacionamentos, deixando o ciúmes prevalecer nas relações, e isso como estamos vendo, está causando muitos problemas, um exemplo disso é o feminicídio que está crescendo drasticamente a cada dia.

   O empoderamento feminino também está presente na obra de Machado de Assis,     Capitu era uma garota humilde, mas avançada e independente, muito diferente da mulher vista como modelo pela sociedade naquela época. Nos dias de hoje a mulher está começando a lutar pelos seus direitos, aumentando o feminismo e o emporamento feminino. Assim como hoje, antigamente era muito difícil ser uma mulher independente, mas a cada dia estamos ganhando espaço nessa sociedade tão machista, e Capitu foi um exemplo disso, que foi rotulada como traidora e seguiu em frente sua vida sem Bentinho. Uma provável traição feminina na época era tão pecaminosa, diante da forte presença da Igreja Católica no Brasil, quanto criminosa. O fato de partir de uma mulher só agravaria socialmente o problema, pois, se ainda hoje há machismo, naqueles tempos a submissão feminina ainda estava presente na maioria dos casamentos.  

   Antigamente o preconceito entre classes era grande, pessoas com muito dinheiro não podiam se relacionar com pessoas que não tinham dinheiro, as famílias sempre tentavam arranjar um marido para suas filhas e caso a filha acabe se relacionando com alguém que não tinha um bom poder aquisitivo, era uma vergonha para a família. Isso acabou acontecendo com Capitu, sua família queria muito que se casasse com Bentinho que era um homem direito e com muito dinheiro. No século em que vivemos isso não vem nos afetando, hoje isso acaba ficando para trás, não vemos tamanho preconceito em relação às diferentes classes sociais como era antes, nisso demos uma evoluída socialmente.

   A obra soa um ar de duvida ao fim, por Bentinho ter escrevido suas lembranças muito velho, isso tudo não passou de sua imaginação ou isso realmente aconteceu em sua vida? Capitu, traiu ou não seu marido Bentinho?

   

   

   

 

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com