TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios e contribuições das aulas online para o processo de aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Médio

Por:   •  16/9/2021  •  Artigo  •  4.059 Palavras (17 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 17

Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso em Letras – EAD[pic 1]


Desafios e contribuições das aulas online para o processo de aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Médio

Daisy Rodrigues Ribeiro[1]

Marcia Pereira da Veiga Bucheb[2]

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo discutir os desafios e as contribuições dos novos meios de aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Médio, por meio das aulas online, num contexto de isolamento social, imposto aos estudantes nesse período de pandemia de COVID-19. O cenário educacional sofreu uma grande modificação, o conhecimento não se limita mais apenas às salas de aula presenciais ou aos livros didáticos, as aulas online, que já estavam presentes no ensino superior chegaram as demais esferas da educação. Com essa nova metodologia de ensino, a aprendizagem de inglês se tornou mais dinâmica e repleta de possibilidades diferenciadas, além de possibilitar o letramento digital as aulas online de língua inglesa podem ampliar o vocabulário digital dos alunos, por meio das tecnologias e mídias os alunos se tornam protagonistas da sua aprendizagem, tendo a possibilidade de buscar seu próprio conhecimento. Para conhecer essa nova realidade educacional, realizamos um questionário online com 46 alunos do 1º ano de Ensino médio de uma escola pública no município de Acopiara/CE. Através dos resultados obtidos, pudemos compreender que as aulas online têm influenciado de forma positiva a aprendizagem de Inglês desses alunos, mas que ainda existem dificuldades importantes a serem superadas nesse sentido.

Palavras-chave: Língua Inglesa. Aulas online. Isolamento social.

  1. INTRODUÇÃO

O ensino da Língua Inglesa, nos diversos níveis educacionais, tem sido feito a partir de variadas estratégias pedagógicas. A utilização de tecnologias para o ensino de inglês já era uma realidade nos cursos de idiomas; contudo, diante do isolamento social decorrente das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, houve a necessidade de se aplicar essa metodologia nas escolas de Educação Básica. Como ocorre com toda inovação, essa mudança trouxe consigo avanços e dificuldades a serem enfrentados.

É oportuno destacar que, para esse processo de aprendizagem da Língua Inglesa ocorrer nesse novo cenário da Educação Básica, algumas situações problemáticas precisam ser enfrentadas, tanto pelas escolas, como pelos professores e pelos alunos.

O objetivo deste trabalho é discutuir os desafios e as contribuições dos novos meios de aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Médio propiciados pelas aulas online, a partir do entendimento de que, nesse contexto, o aluno deixa de ser apenas um receptor do conhecimento, tornando-se protagonista no seu processo de aprendizagem.

Para atingir os propósitos estabelecidos, realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, através da aplicação de um questionário eletrônico a alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Acopiara/CE, a fim de conhecermos a sua visão sobre como as aulas de Inglês realizadas de forma online tem influenciado na sua aprendizagem.

Inicialmente, os pais dos alunos investigados foram informados sobre a natureza da pesquisa e de seus objetivos por meio de um Termo de Conhecimento Livre Esclarecido (TCLE), disponibilizado eletronicamente na plataforma Google Forms; nesse formulário, foi solicitada a autorização dos responsáveis para participação dos alunos na pesquisa, visto que os estudantes são menores de idade. Posteriormente, o instrumental de pesquisa deste estudo foi disponibilizado aos alunos, também através da plataforma Google Forms.

A relevância deste trabalho baseia-se na necessidade de se aprofundar as discussões sobre como as mudanças associadas às tecnologias podem influenciar na aprendizagem da Língua Inglesa, de modo que possamos contribuir com o debate sobre aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem na era digital.

  1. AULAS ONLINE: UMA NOVA FORMA DE APRENDER

Devido à pandemia de COVID-19, que atingiu todo o planeta durante esse ano de 2020, as aulas presenciais de escolas, faculdades e outras instituições educacionais foram interrompidas visando principalmente a segurança de docentes e discentes. Para que os estudantes não ficassem totalmente sem uma rotina de estudos, as entidades de ensino agregaram as aulas online às suas rotinas pedagógicas como forma de assistir os estudantes. Cabe destacar que as aulas online podem atender à modalidade de ensino de Educação à Distância (EaD) ou ao ensino remoto.

No atual cenário educacional, a maioria das escolas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) optaram pelo ensino através das aulas remotas, que podem ser realizadas de forma síncrona (ao vivo) ou assíncronas (gravadas). Nas aulas síncronas, o ensino é direcionado a um público específico e as aulas geralmente acontecem nos mesmos dias e horários das aulas regulares; são aulas onde os alunos podem interagir diretamente com o professor através de plataformas, permitindo – mesmo que de forma virtual – uma aproximação entre alunos e professores por vídeo chamada. As aulas assíncronas, por sua vez, são aulas gravadas e disponibilizadas aos alunos por meio de aplicativos. Embora sejam aulas específicas para cada turma, não é necessário que professores e alunos estejam conectados ao mesmo tempo, permitindo uma maior liberdade para a escolha de tempo, horário e estudo.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes nas formas de comunicação e aprendizagem. Na educação, a tecnologia sempre esteve presente como forma de dinamizar o processo ensino-aprendizagem. Segundo Belloni (2003, p. 54) a tecnologia é: “Um conjunto de discursos, práticas, valores e efeitos sociais ligados a uma técnica particular num campo particular.” Dessa forma, a educação sempre foi apoiada por tecnologias, pois podemos considerar que giz, quadro negro e outros materiais utilizados na sala de aula também podem ser chamados de tecnologias (BELLONI, 2003).

Atualmente, as mídias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, diante dessa realidade as metodologias de ensino também sofreram essa influência. A realidade da educação  informatizada, aliada  às  transformações  sociais  e  tecnológicas,  têm modificado a relação do homem com o saber. Essa nova forma de aprender apresenta fatores positivos e negativos. Há diversas barreiras a serem ultrapassadas para que essa nova metodologia de ensino possa chegar a todos os alunos, tanto da rede pública como da privada, de maneira democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (335.4 Kb)   docx (211.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com