TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Casos: Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

O homem é um ser social, sendo um ser social, o indivíduo é produto de um sistema complexo de interações que, de um modo ou de outro, ocorre com toda a humanidade e mais particularmente da sociedade do qual faz parte.

Ao se relacionar com outros indivíduos no processo de socialização, o mesmo vai adquirindo hábitos e costumes que vão se agregando aos poucos na sua personalidade individual e tornando-o cada vez mais identificado com uma personalidade social cada vez mais difusa conforme se ampliam as interações.

As possibilidades de interações são infinitas durante um período de existência, havendo a possibilidade, portanto, de cada indivíduo contribuir para a criação de numerosas estruturas sociais durante sua vida. Para tanto o homem tem que interagir, viver em grupos sociais, ampliar suas possibilidades de interação.

Para compreendermos o ser humano, é necessário estudarmos o modo como o indivíduo se comporta no contexto sociocultural. Desse modo, podemos entender de fato, como acontecem as relações interpessoais.

O homem cria essas relações, em um primeiro momento para satisfazer suas necessidades básicas, comportamentos inatos, que compõe suas estruturas biológicas, ao qual podemos citar: as de sobrevivência, perpetuação da espécie etc.

Essas relações podem se dar dentro do âmbito familiar, afetivo, escolar/acadêmico, ou profissional.

A primeira experiência interpessoal ocorre ainda na infância no seio familiar, aonde o indivíduo é moldado e realiza as primeiras interações, trocando experiências com aqueles que o cercam, recebendo valores do tipo: ética e moral que segundo Piaget é um conjunto de regras que regem a vida do indivíduo de acordo com a experiência vivenciada hereditariamente. Com o passar dos anos, essa interação passa a ser realizada em uma esfera maior, no recinto escolar, fazendo com que o nível de relacionamento se amplie e não mais se restrinja apenas a família. Vygotsky por sua vez, dizia que, o indivíduo é capaz de obter conhecimento através da interação, o que acontecia do externo (através das informações recebidas do outro) para o interno (guardando essas informações).

A partir deste momento, há o entendimento de sua subjetividade, ou seja, cada indivíduo possui suas orientações com relação à moralidade e ética o que pode causar empatias ou conflitos. Pois só é possível enxergar no outro aquilo que já temos em nós. Surgem então, os primeiros preconceitos.

Cabe ressaltar que as regras e os valores sociais, já estão previamente construídos quando a criança entra no mundo social, além disso, é sabido que os aspectos morais e os valores de uma sociedade modificam-se com o tempo e podem variar de acordo com a cultura.

SOMOS POR NATUREZA SERES SOCIAIS

William Glasser (1925) em 1965 desenvolveu a terapia da realidade, um tratamento cognitivo-comportamental que objetiva solucionar problemas estimulando os clientes a descobrir o que realmente queriam naquele momento e a avaliar se o comportamento que haviam adotado os aproximava ou distanciava de seus objetivos.

Para isso criou a “teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com