TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.593 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO (TG)

Aluno(s):

Ana Paula Brauna de Alencar RA 1406585

Oneires Mascarenhas RA

POLO

Gurupi-TO

2014

Trabalho em Grupo (TG)

Curso: Letras

Bimestre: 2º

Turmas: 2011, 2012, 2013 e 2014

Professora: Ana Lúcia Machado da Silva

Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?

Comentário:

Nesse trabalho pretendemos falar sobre a leitura literária caracterizada como uma atividade intelectual de excelência humana que envolve vários aspectos como o afetivo, cognitivo, lúdico, intelectual. Em outro caminho o processo da leitura literária constitui-se numa atividade social que exige a construção habilidades de leitura, não inatas ao homem.

A literatura é arte, e só pode ser entendida como arte, uma criação artística, então a literatura pode ser entendida como uma arte que pode modificar o ensino e consequentemente o conhecimento humano, então a literatura não é só um direito é uma necessidade.

Na educação básica temos uma grande necessidade de valorizar o ensino da literatura, a leitura de textos literários, pois esses textos têm papel fundamental na formação de leitores e na formação humana desses leitores. Além disso, pode-se entender a leitura literária como um modo de ver e uma forma de viver. A leitura literária pode nos dar tempo, ou melhor, dizendo pode nos fazer ganhar tempo, ganhar séculos de experiência, de vivencia, de sabedoria.

A leitura de um texto literário contribui bastante, nas formas de expressão e nas formas de conhecimento, ou seja, o homem de certa forma se apropria da “força” da palavra organizada, ele consegue ate mesmo organizar melhor a sua mente, os seus sentimentos e consequentemente também pode organizar melhor a visão de mundo que tem.

Ao ler uma obra literária, o leitor se beneficia no conhecimento amplo diante da sociedade e da própria humanidade, uma vez que as obras literárias são na realidade construções, formas de expressão, formas de conhecimento.Pode-se dizer também que a literatura educa o sentimento e organiza as formas caóticas presentes no interior do homem, o texto literário atua em grande parte no inconsciente e no subconsciente, daí pode se perceber a importância da literatura na busca de equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com