TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diogo

Resenha: Diogo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Temos disponibilidade cada vez menor e ainda somos saturados por um monte de informações que não interessam, mas que ocupam literalmente os nossos neurônios. O tempo que dedicamos a prestar atenção a qualquer coisa é um bem cada vez mais escasso em nossas vidas. Bem escasso - alto valor intrínseco.

Prestar atenção é um ato voluntário que requer esforço consciente. Quando alguém chama a nossa atenção de forma não apropriada ou fora de hora ou ainda por um motivo fútil, isso tende a nos irritar, pois a interrupção indevida mata o tempo, um bem escasso.

Diante de tanta perturbação ao redor das pessoas, como promover um engajamento coletivo em torno de ideias e interesses?

Don Pepers, tentando encontrar novas maneiras de engajar as pessoas em relações comerciais, afirma que no futuro próximo o ato de vender alguma coisa a alguém exigirá, antes de tudo, obter a permissão do sujeito, e que isso consistirá, necessariamente, em um processo de troca. Ou seja, a aquiescência das pessoas tem um preço, a contrapartida de receber algo que realmente lhes interesse. Não sendo assim, a sua atenção não será despertada, pois haverá sempre inúmeras atrações ao redor.

Entretanto, olhar a questão da permissão partindo de uma perspectiva puramente comercial é um desperdício conceitual. O ato de "vender" transcende a dimensão econômica e configura um processo transferência de ideias, de influencia sobre as decisões de outrem com base em vontades pré-determinadas.

Sendo o livre-arbítrio um direito bastante respeitado em nossos dias, a capacidade de influenciar os outros será mais do que um desafio; será uma necessidade essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

O processo de construção de relações interpessoais com base na anuência é o que chamamos Engenharia do Consentimento. Isto consiste na transformação de estranhos em colaboradores mediante uma campanha de largo prazo, interativa, em que os indivíduos serão recompensados por prestar atenção a mensagens relevantes.

Contudo, deve ser considerado que não podemos construir um relacionamento personalizado com um alguém a menos que ele concorde explicitamente com o processo. Isso faz com que seja considerada a adoção dos seguintes procedimentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com