TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇAO

Ensaios: ESTRUTURA E ORGANIZAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO.

A prática docente nos remete a vários pontos de origem, desde sua formação onde devemos analisar os saberes dos mesmos, como formação profissional, programas e livros didáticos usados, a experiência acarretados nos estágios em formação, e logo a prática do oficio na escola em sala de aula, o modo de pensar a educação depende da realidade social do docente, do aluno e até as condições do estabelecimento de ensino, por este motivo é muito complexo dizer que o docente tem três atribuições “a docente, a atuação na organização e na gestão da escola e a produção de conhecimentos pedagógicos”, pois depende das condições de trabalho, das propostas governamentais.

“Segundo Libâneo (2001), o curso de Pedagogia deveria formar um profissional apto para atuar em vários campos educativos, formais ou informais, e não apenas para a gestão administrativa e pedagógica, um profissional capaz também de propor e analisar criticamente políticas educacionais, em diferentes contextos e instâncias.”

Pois anos atrás a LDB aprovada em 1996 não trazia uma conceituação do profissional da educação, a mesma sugeria a inclusão, a Lei nº 12.014, de 06 de agosto de 2009, altera o art. 61, definindo os docentes da educação escolar básica aqueles que estão em efetivo exercício, tendo sido formados em cursos reconhecidos, havendo um período critico onde os salários eram baixos e a demora em receber era constante, os governantes não priorizava esta questão, passado por várias reformulações e criada o plano de carreira aonde o magistério passou a ter uma valorização no seu papel de educador, porém a carreira continua passando por muitas dificuldades já existentes .

A organização escolar refere-se, à forma como o ensino está estruturado, compreende, portanto, o currículo, os programas de ensino, as metodologias e procedimentos didáticos, as formas de avaliação, bem como a seqüência dos conteúdos entre as varias séries, os horários de aula, os calendários letivos, a distribuição dos conteúdos em termos de hora-aula, dentro da carga horária anual, estabelecida na legislação. O resultado seria alcançar uma educação pública básica de qualidade o PDE (Plano de desenvolvimento da Escola) é um plano por meio de uma metodologia processual de planejamento estratégico participativo, pois em geral a instituição escolar e como um dos instrumentos de transmissão de cultura enquanto bem de consumo como lembra “ALVARO VIEIRA PINTO”. Em uma escola pública há possibilidade de se encaixar aos conteúdos de um estabelecimento particular, porém não depende dos livros oferecidos e sim o que gira em torno dela, o resultado seria um método que atenda os vários alunos da escola publica com qualidade. Quanto a gestão escolar passa a ser uma exigência na elaboração e decisões políticas públicas.

No artigo 13 da LDB fala exclusivamente sobre as incumbências dos docentes junto á instituição escolar, são seis incisos nos quais coloca claramente o dever dos mesmos quanto a sua profissão.

I – PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGOGICA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO.

Determina que cada docente regularmente contratado ou admitido na atividade de magistério tem o dever de participar da elaboração da proposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com