TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao De Surdos E Sociedade

Dissertações: Educaçao De Surdos E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Educação de Surdos e Sociedade

SURDEZ, Educação de Surdos e Sociedade

A surdez não se trata de uma deficiência e sim de uma diferença, são sujeitos considerados diferenciados sociais. A discussão sobre os termos diferença e deficiência se presta aos olhares, vivências, conhecimentos diversos da sociedade, do imaginário social e se faz necessário esclarecê-los.

A comunidade surda pode ser considerada diferenciada na sociedade dita "normal", pelo faro de apresentarem uma limitação no seu sentido auditivo, o qual só começamos a dar importância, no momento em que nos falta, pelo fato de ser um dos sentidos de maior importância, principalmente no aprendizado, é claro sem menosprezar os demais, por se tratar de um dom sem o qual teríamos muita dificuldade de interagir com o mundo, fazendo referência à expressão oral humana que sem duvida tem um valor inestimável em razão a interação do sujeito social como membro da sociedade.

Pode ser definida através de três pontos de vista, que são: ponto de vista médico, educacional ou cultural. Em termos médicos, a surdez é categorizada em níveis do ligeiro ao profundo. É também classificada de deficiência auditiva, ou hipoacúsia. No ponto de vista educacional, surdez refere-se à incapacidade da criança aprender a linguagem por via auditiva e ter um desempenho acadêmico. Em termos culturais, surdez é descrita como uma identidade cultural, partilhada entre indivíduos Surdos ou com perda auditiva.

Não é novidade a ninguém que qualquer pessoa com uma determinada diferença ou mesmo uma deficiência tem dificuldades para se incluir na sociedade de modo geral. O sujeito surdo esta ligado a essa ideia pelo fato de não estarem ligados ao mundo ouvinte. Mas durante muito tempo, pessoas têm lutado em prol desta integração e muitas vitórias já foram conquistadas. Como tratam também em seus conceitos como; "Surdez, Educação de Surdos e Sociedade", como é o caso de: SILVA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com