TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Divercidade

Exames: Estrutura E Divercidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O Desafio Profissional vem como um procedimento metodológico de ensino e aprendizagem que visa promover a ampliação de teorias e conceitos para a solução de problemas práticos da profissão.

Desenvolver as competências e as habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais como aplicação nos modos de ensino, relacionar conhecimentos à área de atuação com as demais, pesquisas que proporcionem conhecimentos aos alunos e realidade sociocultural.

Esse trabalho vem proporcionar uma análise a legislação sobre o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção de um projeto pedagógico curricular nas escolas. Desenvolveremos um projeto pedagógico curricular para a Escola Municipal Saber Conviver com o intuito de promover uma homenagem que a escola quer fazer para os familiares dos alunos com bases curriculares corretas com respeito a cultura e a diversidade que cada um vive.

PASSO 01:

Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBDEN 9.394/96) - A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho a à pratica social para garantir a diversidade da educação pois essa não se desenvolve apenas dentro das instituições de ensino.

- O multiculturalismo está garantido na lei no artigo 3º, nos tópicos II, III, IV e XII. Liberdade de pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéis e concepções pedagógicas; respeito à liberdade e consideração com a diversidade étinico-racial.

- No título V, capítulo II, parágrafo 4º diz que o ensino da história do Brasil levará em conta as contribuições das diversas culturas e etnias para a formação do povo brasileiro (indígena, africano e européia).

- No ensino fundamental a educação religiosa é parte integrante, mas a matrícula é facultativa e deve ser assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sem quaisquer formas de proselitismo.

- A lei no título 8º garante os direitos dos índios de preservar a sua cultura e ao mesmo tempo ter acesso às informações e desenvolvimentos técnicos e científicos.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) - O PCN está direcionado ao ensino fundamental e procura garantir ao aluno, entre outras coisas, que ele seja capaz de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações; posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - Constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da educação, e tem por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática.

- Finalidade da Educação das Relações Étnico-Racias: consolidação da democracia brasileira.

- Finalidade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias e asiáticas.

- Dentro das escolas, os órgãos colegiados serão responsáveis por examinar e encaminhar soluções para possíveis situações de discriminação, criando situações educativas para o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade.

- IMPORTANTE: os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafiançáveis, conforme prevê o Artigo 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. - Nesse referencial a individualidade é respeitada e valorizada como fator de diversidade cultural e como base para o desenvolvimento pessoal e nunca como fator de discriminação.

- Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas diferentes que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos.

PASSO 02: COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS/MÃES DA ESCOLA LUA NOVA

DISPONÍVEL EM: WWW.CORREIO24HORAS.COM.BR

ACESSO EM: 31/03/2014

ANÁLISE CRÍTICA:

Ao fazer esta pesquisa, podemos observar que infelizmente as leis de bases/diretrizes, a diversidade e o multiculturalismo continuam somente nos projetos na maioria das instituições. Mas acredito ter encontrado na escola Lua Nova, uma solução para o grande problema atualmente vivenciado dentro das escolas.

Ao invés de ser comemorado o dia das mães (segundo domingo de maio) ou dia dos pais (segundo domingo de agosto), por que não ser comemorado o dia da família? Em respeito a diversidade e ao multiculturalismo que temos, não somente em ambiente escolar, mas em toda a sociedade? Acreditamos que esta é uma maneira de não constranger os alunos, pais ou responsáveis.

Sabemos que o multiculturalismo são todas as formas de cultura e, isto não inclui apenas raça, mas principalmente orientação sexual, devemos levar todas as formas de inclusão social para dentro das escolas, muitos casais homossexuais estão optando pela adoção de crianças, e as mesmas fazem parte do ambiente escolar e esta é a melhor maneira de não haver uma exclusão dentro das instituições de ensino.

Afinal o papel dos professores, coordenadores, direção e governo e receber crianças desde a educação infantil, para formar cidadãos capacitados para o mercado de trabalho, mas principalmente pessoas que possam conviver com respeito e dignidade em meio a sociedade.

FIGURA 01:

PASSO 03: ESQUEMA

Desenho visualizado

Por você Aspectos que podem ser trabalhados com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com