TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de decisão e repetição

Projeto de pesquisa: Estrutura de decisão e repetição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Estrutura de Decisão e Repetição

Como vimos no capítulo anterior em “Operações Lógicas”, verificamos que na maioria das vezes necessitamos tomar decisões no andamento do algoritmo. Essas decisões interferem diretamente no andamento do programa. Trabalharemos com dois tipos de estrutura. A strutura de Decisão e a estrutura de Repetição

1 Comandos de Decisão

Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que conduzem a estruturas de programas que não são totalmente seqüenciais. Com as instruções de SALTO ou DESVIO pode-se fazer com que o programa proceda de uma ou outra maneira, de acordo com as decisões lógicas tomadas em função dos dados ou resultados anteriores. As principais estruturas de decisão são: “Se Então”, “Se então Senão” e “Caso Selecione”

1.1 SE ENTÃO / IF ... THEN

A estrutura de decisão “SE/IF” normalmente vem acompanhada de um comando, ou seja, se determinada condição for satisfeita pelo comando SE/IF então execute determinado comando. Imagine um algoritmo que determinado aluno somente estará aprovado se sua média for maior ou igual a 5.0, veja no exemplo de algoritmo como ficaria.

SE MEDIA >= 5.0 ENTÃO ALUNO APROVADO

Em diagrama de blocos ficaria assim:

Em Visual Basic

IF MEDIA >= 5 Then

Text1 = “APROVADO”

ENDIF

1.2 SE ENTÃO SENÃO / IF ... THEN ... ELSE

A estrutura de decisão “SE/ENTÃO/SENÃO”, funciona exatamente como a estrutura “SE”, com apenas uma diferença, em “SE” somente podemos executar comandos caso a condição seja verdadeira, diferente de “SE/SENÃO” pois sempre um comando será executado independente da condição, ou seja, caso a condição seja “verdadeira” o comando da condição será executado, caso contrário o comando da condição “falsa” será executado Em algoritmo ficaria assim:

SE MÉDIA >= 5.0 ENTÃO

ALUNO APROVADO

SENÃO

ALUNO REPROVADO

Em diagrama

Em Visual Basic

IF MEDIA >= 5 Then

Text1 = “APROVADO”

ELSE

Text1 = “REPROVADO”

ENDIF

No exemplo acima está sendo executada uma condição que, se for verdadeira, executa o comando “APROVADO”, caso contrário executa o segundo comando “REPROVADO”. Podemos também dentro de uma mesma condição testar outras condições. Como no exemplo abaixo:

Em Visual Basic

IF MEDIA >= 5 Then

IF MEDIA >= 7.0 then

Text1 = “Aluno APROVADO”

ELSE

Text1 = “Aluno Necessita fazer outra Avaliação”

ENDIF

ELSE

Text1 = “Aluno REPROVADO”

ENDIF

1.3 CASO SELECIONE / SELECT ... CASE

A estrutura de decisão CASO/SELECIONE é utilizada para testar, na condição, uma única expressão, que produz um resultado, ou, então, o valor de uma variável, em que está armazenado um determinado conteúdo. Compara-se, então, o resultado obtido no teste com os valores fornecidos em cada cláusula “Caso”.

No exemplo do diagrama de blocos abaixo, é recebido uma variável “Op” e testado seu conteúdo, caso uma das condições seja satisfeita, é atribuído para a variável Titulo a String “Opção X”, caso contrário é atribuído a string “Opção Errada”.

Em Visual Basic utilizamos a seguinte seqüência de comandos para representar o diagrama anterior.

TITULO = “”

OP = INPUTBOX(“DIGITE A OPÇÃO”)

SELECT CASE OP

CASE 1

TITULO = “OPÇÃO 1”

CASE 2

TITULO = “OPÇÃO 2”

CASE 3

TITULO = “OPÇÃO 3”

CASE 4

TITULO = “OPÇÃO 4”

CASE 5

TITULO = “OPÇÃO 5”

CASE ELSE

TITULO = “OPÇÃO ERRADA”

END SELECT

LABEL1.CAPTION

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com