TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio

Por:   •  28/12/2015  •  Exam  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

1. Responda as questões apresentadas elaborando resposta em forma de texto dissertativo-argumentativo.

a) Há relação entre a concepção de língua como entidade “oficial de uma nação” e a de “veículo de intercomunicação humana”? Como você compreende esta relação? Explicite sua compreensão.

O conceito da língua oficial de uma nação envolve a sua possibilidade de formação, a garantia de que domínios,ordens, regulações e reivindicações possam difundir-se livremente, sem empecilhos, ja língua como veiculo de comunicação humana é um sistema supra-individual usado como meio de comunicação e ligação entre os integrantes de uma comunidade, sendo assim língua corresponde à parte essencial da dialeto e o indivíduo.

b) Como se constituem as políticas linguísticas no Brasil? (Confira o item 1 [Considerações Gerais] do texto estudado.

Segundo o item apresentado, as políticas linguísticas gera transformações na identidade cultural dos grupos sociais, geram mudanças no apoio interpretativo desses grupos pelas alterações nos modelos culturais de relação de visão de mundo. Um exemplo primordial mudanças ocorre quando uma pessoase vêem impossibilitado de usar sua língua materna e é levado a fazer uso de outra língua em diversas situações sociais, como os falantes indígenas ou estrangeiros no nosso país.

c) Comente o conceito de língua exposto na terceira parte do texto (Linguagens: espaço de atos concretos) e as concepções de língua apresentadas no item 1 (“Situação do tema”) do texto estudado.

Na situação tema do item 1, aborda sobre língua de cada cultura e nação e que a mesma e concebida identidade oficial de comunicação de cada nação.

Segundo Auroux, as concepções gramaticais que abstraem sujeitos, espaço e tempo, apresentando uma estrutura linguística formal; só é concebível em função de sujeitos que vivem “em determinadas frações de espaço-tempo”, e que são “dotados de determinadas capacidades linguísticas. Ainda no mesmo texto as línguas indígenas e africanas desapareceram em razão do homem branco, mas ainda se encontra vestígios dessas línguas no vocabulário nacional do Brasil.

.

d) O que você compreende por “políticas linguísticas” considerando o texto estudado, a Lei N° 10436/2002 e o capítulo IV do Decreto N° 5626/2005.

Segundo as Políticas linguísticas consistem em uma união de sugestões de direito de surdos decidirem pela modelo escolar; o direito a ter na escola profissionais bilíngüe qualificados desde a ensino infantil ao nível superior, legislação que se une ao dever de instituições de ensino superior de trazer a disciplina Libras em todas as licenciaturas bem como a apoiarem ações de formação de educadores bilíngues Libras-Português para a Educação Básica; o direito a terem intérpretes e tradutores graduados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com