TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO SOBRE DURKHEIM

Trabalho Escolar: FICHAMENTO SOBRE DURKHEIM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  2.356 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO SOBRE DURKHEIM

FICHAMENTO SOBRE DURKHEIM

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota do II semestre, da disciplina Teoria Social I, do curso de Serviço Social, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, orientado pelo professor NilsonWeisheimer

,

.

CACHOEIRA

2014

Durkheim

O objeto de estudo da sociologia

Segundo Durkheim, o objeto de estudo da sociologia são fatos sociais influenciados pelas ações praticadas pelo indivíduo, através da cultura,religião, e tradições.Os fatos sociais apresentam características peculiares diferenciando em sua forma de agir, pensar e sentir, dotados de elementos coersitivos capazes de impor ao indivíduo valores que foram recebidos através de sua educação.

O fato social possui três características que são a coercitividade, generalidade e a exterioridade onde determinam o objeto sociológico de Durkheim com o objetivo de reconhecer muitas coisas que vão além do indivíduo.

Para explicar as funções desempenhadas pelos fatos sociais Durkheim desenvolveu um método denominado como funcionalista onde apresentava algumas idéias centrais percorrendo toda a extensão da sua visão sociológica.

Para que os sociólogos estudassem os fatos sociais, foram estabelecidas cinco regras fundamentais:

1-Regras relativas à observação dos fatos sociais.

.A primeira regra diz que os fatos sociais devem ser tratados como coisas. No prefácio da segunda edição ele já apresenta esta tese falando que os fatos sociais devam ser considerados como coisas, não coisas materiais, mas sim, que constituem coisas tais como as coisas materiais.

2- Regras relativas à distinção entre o normal e o patológico.

Para Durkheim,qualquer fenômeno sociológico pode ser apresentado de várias maneiras e dependerá de como enxergamos cada fato seja ele normal ou patológico.

3-Regras relativas à constituição dos tipos sociais

Nesta regra Durkheim diz que a sociologia não deve conhecer apenas o modo objetivo a realidade social, mas orientar o comportamento humano, conhecendo o que é comum em uma determinada sociedade.

4-Regras relativas á explicação dos fatos sociais.

Segundo Durkheim, ao se explicar um fenômeno social, é preciso investigar separadamente a sua causa e a sua função a ser desempenhada sendo necessário fazer uma investigação sobre os fatos sociais antecedentes.

5- Regras relativas à administração da prova.

Através do método da comparação,o sociólogo utilizará mediante a observação, análise e principalmente a comparação dos fatos ocorridos por diferentes espécies sociais em diferentes momentos históricos.

Organização social e formas de solidariedade

Na obra “A divisão do trabalho social”, Durkheim trata os fatos ocorridos na vida moral de acordo o método positivo. Para ele a sociedade deveria ser vista como um sistema organizado que evolui com o passar do tempo, com o objetivo de haver uma interação existente entre os homens na conquista de seus direitos e deveres dentro de um grupo social.

Durkheim classificou a sociedade em dois tipos de solidariedade: a mecânica que diz respeito às sociedades tradicionais e a orgânica que tem relação com a sociedade moderna.

Sociedade mecânica

Na sociedade mecânica é predominante a interação e a identificação social que os indivíduos possuem entre si através da cultura, religião e dos seus costumes, compartilhando das mesmas noções e valores sociais. Essa forma de correspondência de valores irá garantir a coesão social.

Sociedade orgânica

Na sociedade orgânica, além de não compartilhar as mesmas crenças e valores sociais, os interesses individuais são diferentes uns dos outros. Nesta forma de sociedade, quanto mais ela se diversifica, a divisão de trabalho aumenta une ainda mais um indivíduo ao outro através da sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com