TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Durkheim

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 4

Temas e Tópicos

a) Émile Durkheim

Émile Durkheim nasceu em Épinal na região francesa de Lorena em 1858, descendente de uma família de rabinos. Estudou Filosofia na Escola Normal Superior de París, lecionou sociologia em Bordéus na França .Transferiu-se em 1902 para a universidade de Sorbonne, em París, e reuniu um grupo de cientistas que ficou conhecido como escola sociológica francesa.

Suas principais obras foram: Da divisão do trabalho social, O suicídio, As regras e métodos sociológico, Educação e sociologia, Formas elementares da vida religiosa, Sociologia e Filosofia e Lições de sociologia.

Émile Durkheim faleceu em Paris, França, no dia 15 de novembro de 1917.

Hoje Émile Durkheim é conhecido como sendo um dos pais da Sociologia Moderna, e é considerado como um dos fundadores da Sociologia Moderna, junto com Max Weber.

b)Teoria

A Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo era demonstrar que poderia existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, sendo o objeto de estudo o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências.

Os fatos sociais seriam manifestações sociais naturais, que seriam as práticas sociais vistas como naturais, dessas manifestações sociais a consciência coletiva teria o controle sobre a consciência individual. A ideia de sociologia

veio de Comte, mas quem denominou, e conceituou a sociologia foi Durkheim e segundo ela a sociologia existe quando tem a consciência coletiva agindo sobre a consciência individual, ou seja, a sociedade que impõe regras de controle social sobre o individuo, assim o individuo se comporta conforme a sociedade quer que ele se comporte. E dai pode se observar os fatos sociais.

Segundo Durkheim para considerar com um fato social teria que apresentar três características fundamentais:

Coerção: Os indivíduos são forçados a seguirem os comportamentos que a sociedade impõe, se eles se opuserem podem sofrer forças coercitivas manifestadas em sanções legais e sansões morais.

Exterioridade: Quando o fato é externo ao indivíduo, independente da sua vontade.

Generalidade: Quando o fato apresenta característica comum a todos os indivíduos, ou seja, o mesmo fato acontece com a grande maioria dos indivíduos.

Durkheim queria garantir à sociologia um método tão eficiente quanto o das ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objeto, pois assim o sociólogo poderia se livrar dos preconceitos, e se afastar do senso comum, assim em busca de uma maior cientificidade dos fatos estudados. E assim obtendo resultados que tenham uma maior veracidade e objetividade dos fatos.

c) Principais conceitos;

Fato social: É fato que vai se repetir para maioria dos indivíduos apresentado características exteriores e coercitivas

Estado normal: Um fato social é considerado normal quando se encontra em um consenso social e na vontade coletiva pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação e evolução. ( ex: crime)

Estado patológico Um fato social é considerado patológico quando põe em risco a harmonia e consenso, encontra-se fora do limite permitidos pela ordem

social e pela moral vigente podendo ate provocar um caso de saúde. ( ex: desenvolvimento de politica publicas de saúde, como psicólogos para pessoas que pensam em suicidar)

Consciência coletiva: São pensamentos, crenças, costumes, e ideias em comum um grupo tem que são compartilhados entre eles. Aparece como formas de pensamentos e conduta padronizadas.

Consciência individual: é uma que consciência individual, que o faz diferente dos demais. Como: pensamentos, hábitos, vontades que não são compartilhados pela coletividade.

Morfologia social: É um estudo que compara os sistemas estruturais de diferentes sociedades e assim classificando de acordo com os parâmetros que elas apresentam.

Solidariedade mecânica: era aquela que predominava nas sociedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com