TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramatica

Seminário: Gramatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  218 Visualizações

Como lidar com a gramática?

Conhecimento gramatical não é sinônimo de bom texto, mas o bom texto deve estar correto do ponto de vista gramatical. No entanto, ninguém precisa cair no extremo de não conseguir sair do primeiro parágrafo pelo simples temor de cometer erros.

Gramática não pode ser obstáculo

As dúvidas gramaticais não devem ser um obstáculo para quem quer escrever. Se você se faz muitas perguntas, como se a palavra tem ou não acento, se a crase se aplica a uma determinada situação ou se a concordância verbal é essa mesmo, relaxe com urgência. Não se cobre tanto. Escreva livremente primeiro, depois você corrige. Lembre-se de que gramática não é fim; gramática é meio.

Mas gramática é imagem

O erro gramatical pode comprometer não apenas a qualidade da informação a ser prestada, como também a imagem do profissional que redige o texto. Erros na grafia são sinal de desleixo, desinformação e falta de competência. Você confiaria nos serviços de um profissional que se descreve “adevogado”? (O correto é advogado.) Na dúvida, recorra ao dicionário, pois é a sua imagem que está em jogo.

Dicionário é para usar

“Morro de vergonha de recorrer ao pai-dos-burros.” Você já deve ter ouvido frases como essas. Nada mais errado. Em primeiro lugar, quem escreve não deve ter medo de se expor e, em segundo, dicionário não é “pai-dos-burros” ─ é uma importantíssima ferramenta de trabalho.

Para aumentar um pouco sua confiança na escrita, analisemos com calma os 50 desvios de norma padrão mais comuns em Língua Portuguesa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com