TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAMÁTICA NORMATICA TRABALHADA DE FORMA CONTEXTUALIZADA

Casos: GRAMÁTICA NORMATICA TRABALHADA DE FORMA CONTEXTUALIZADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 3

Janaína Maria Gabriel da Slveira

GRAMÁTICA NORMATICA TRABALHADA DE FORMA CONTEXTUALIZADA

A Gramática Normativa é uma disciplina e tem por finalidade codificar o uso do idioma, induzindo as normas que representam o ideal da expressão correta. Tem ainda a função de estabelecer regras para o uso da língua, sendo, então, a mais usada em salas de aula como forma de padronizar a utilização da língua materna.

O dever da escola é ensiná-la oferecendo ao aluno condições de adquirir competência para usá-la de acordo com a situação vivenciada. Não é com teoria gramatical que ela concretizará o seu objetivo, pois isto leva os estudantes ao desinteresse pelo estudo da íngua, por não ter condições de entender o conteúdo ministrado em sala de aula, resultando assim frustrações, reprovações e recriminações que iniciam pela própria escola o preconceito linguístico. Consideramos que a gramática não deve ser tida como uma verdade única, absoluta e acabada, seus conceitos é que devem ser reavaliados para se adequar ao funcionamento da íngua, propondo atividades contextualizadas.

O professor deve buscar novas formas de abordar a gramática. Ser mais dinâmico,

ministrando o conteúdo de forma reflexiva em atividades contextualizadas, interdisciplinares, individuais ou coletivas de forma que o aluno possa conhecer as variedades da língua através de pesquisas, nas quais envolvam leitura e produção textual, desta forma construirá o seu próprio conhecimento linguístico.

O ensino de gramática nas escolas tem se resumido apenas em classificar termos em frases soltas, nas quais os alunos não conseguem estabelecer nenhuma relação de funcionamento, ou seja, em situações reais. Permanecendo assim, apenas no âmbito da frase, o ensino da Gramática Normativa inviabiliza o desenvolvimento da competência textual, que constitui um dos suportes da competência comunicativa.

Existem diversas maneiras de o professor modificar a prática tradicional de abordar a gramática. A primeira delas é o fato do professor se tornar o mediador do conhecimento para o aluno, tornando a gramática prazerosa vista de forma diferente da que é apresentada aos estudantes como um conjunto de normas a ser seguida tanto para a escrita como para a fala. Obrigação. O aluno só interioriza o conhecimento da estrutura gramatical, se ela for contextualizada

em situações reais ou contextos comunicativos. Os recursos metodológicos vão desde textos comuns aos diferentes textos, como os de embalagens, revistas, romances, jornais, cardápios, receitas culinárias, listas de compras, piadas, histórias em quadrinhos e muitos outros.

O que falta no ensino de gramática é essa interação com o ambiente do aluno. Quando aprendemos algo que condiz com a nossa realidade, certamente não esqueceremos. As aulas de gramática devem ter espaço para a leitura de diversos textos como subsídios para o seu ensino. Desta forma o texto deve ser antes de tudo um instrumento de estudo, porque o uso da língua acontece através do texto.

Portanto, mesmo diante das evoluções e involuções, a Gramática Normativa se mantém, pois sua base está alicerçada como parte da indagação sobre a natureza do mundo e das instituições sociais.

Dessa forma, a Gramática Normativa não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com