TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gramatica Descritiva

Casos: Gramatica Descritiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

Chama-se gramática normativa a gramática que busca ditar ou prescrever as regras gramaticais de uma língua, posicionando as suas prescrições como a única forma correta de realização da língua e categorizando as outras formas possíveis como erradas.

Frequentemente, as gramáticas normativas se baseiam nos dialetos utilizados por falantes mais prestígiados de uma comunidade linguística.

Embora as gramáticas normativas sejam comuns no ensino formal de uma língua, a sociolinguística vem favorecendo o estudo da língua como ela realmente é falada, e não como ela "deveria" ser.

A gramática é dividida em: fonologia, morfologia e sintaxe.

Fonologia: estudo dos fonemas, letras, pontos de articulação.

ortoépia (ortoepia) – estuda a correta pronuncia dos vocábulos;

prosódia – determinação da sílaba tônica, do ritmo e da melodia da fala;

ortografia – representa a escrita da língua.

Morfologia: (forma) – estuda a composição dos vocábulos, estudo das classes de palavras e gramaticais.

Sintaxe: relação entre as palavras de uma oração ou relação entre as orações de um período.

de concordância – verbal (sujeito e verbo) e nominal (substantivo em relação ao artigo, adjetivo, numeral, etc.);

de regência – verbal (verbo pedindo preposição ou não) e nominal (nome acompanhado de preposição);

de colocação – trata da colocação de certas palavras na frase.

pronominal: próclise, mesóclise, enclise.

A gramática descritiva ou sincrônica (do grego syn- 'reunião', chrónos 'tempo') é o estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, num dado momento, como meio de comunicação entre os seus falantes, e da análise da estrutura, ou configuração formal, que nesse momento a carateriza.1 A gramática descritiva propõe-se a descrever as regras da língua falada, as quais independem do que a gramática normativa prescreve como "correto";2 Segundo Possenti, "é a que orienta, o trabalho dos linguistas cuja preocupação é descrever e/ou explicar as línguas tais como elas são faladas." 3 Assim, diferentemente da gramática normativa, na gramática descritiva, as regras derivam do uso da língua.

A partir da constatação de que a gramática normativa não era capaz de dar conta do uso real da língua por seus falantes, surgiram outras concepções e, consequentemente, outras acepções de gramática. TRAVAGLIA 4 cita três tipos de gramática: normativa (também chamada tradicional), descritiva e internalizada ou implícita.

A gramática descritiva está ligada a uma determinada comunidade linguística e reúne as formas gramaticais aceitas por estas comunidades. Como a língua sofre mudanças, frequentemente muito do que é prescrito na gramática normativa já não é mais usado pelos falantes de uma língua. A gramática descritiva não tem o objetivo de apontar erros, mas sim identificar todas as formas de expressão existentes e verificar quando e por quem são produzidas.

Enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com