TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importante

Artigo: Importante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo do trabalho

É fácil reconhecer quanto o trabalho é fundamental na vida humana e na própria evolução da sociedade. Mas o trabalho não foi sempre o mesmo em qualquer época ou lugar. O significado que damos ao trabalho se altera em função dos recursos e das condições oferecidas, podendo ser visto como motivador, desafiador, fator de crescimento e conquista ou, até mesmo, como um instrumento de dominação.

Com a globalização, o trabalho sofreu mudanças significativas, o que transformou as formas de produção e o próprio mercado de trabalho.

Neste cenário, novas configurações de trabalho revelam-se, podendo ser terceirizado, por projeto, a distância etc. Fortalece-se, então, a noção de empregabilidade, vista como um conjunto de ações que focam o desenvolvimento de habilidades e a busca de conhecimentos favoráveis à conquista ou à manutenção de uma colocação no mercado de trabalho.

Outro relevante componente do mundo do trabalho é o empreendedorismo, que não se limita à criação ou à manutenção de um negócio próprio, pois apresenta hoje novas e diferentes maneiras de empreender.

Vamos então à análise do mundo do trabalho!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMPREENDEDOR

Quanto ao modo ou campo de atuação, os empreendedores podem ser donos do seu próprio negócio; empreender dentro de organizações já existentes; ou atuar com projetos sociais.

Dornelas (2007, p. 13) detalha os diferentes empreendedores e suas respectivas áreas de atuação:

- Empreendedor Empresário: é o dono do seu próprio negócio. Inova para atender às necessidades de mercado, planeja suas ações, aceita os riscos inerentes a incertezas nos resultados (lucro/prejuízo).

- Empreendedor Coorporativo ou Intraempreendedor: atua dentro de uma organização já estabelecida; por este motivo, é comum que sua autonomia seja reduzida. É geralmente executivo empreendedor, sendo excelente gestor com capacidade de inovar e convencer as pessoas dentro e fora da organização.

- Empreendedor Social: atua com Organizações Não Governamentais (ONGs) ou projetos sociais, reagindo fortemente perante os problemas sociais, desenvolvendo projetos e liderando equipes que trabalham para modificar cenários de pobreza, carência, desamparo, enfim, são heróis da sociedade que buscam realização pessoal acima de qualquer retorno financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com